Por Durval Buarque

Também poderia intitular este texto de “preocupação”. Basta observar os números alarmantes em que a necessidade de ter não possa conseguir, que se entenderá melhor o raciocínio.

Veja bem, para que um futuro trabalhador possa garantir sua seleção, necessita de conhecimentos, que antes eram de total prioridade, além da experiência, claro, porém com a necessidade de profissionais em quantidades elevadas principalmente na região nordeste, a falta de qualificação impera.

Hoje apenas com conhecimentos básicos tais profissionais poderão ingressar na carreira imediatamente. Não podemos culpar o desenvolvimento acelerado da região, não basta analisar apenas os números anteriores que na realidade são escassos: cursos técnicos, cursinhos e faculdades que antes eram limitados e de difícil acessibilidade.

Porém, hoje em dia mesmo com mais facilidades para uns, o maior obstáculo no meu ponto de vista está na falta de qualificação desses estabelecimentos. Isso mesmo, será que estas entidades continuarão a diplomar futuros profissionais com a ríspida ignorância educacional?

Como já relatado por especialista em educação que “as escolas fingem que pagam aos professores e os alunos fingem que aprendem”. Não quero polemizar as faculdades e ou cursinhos de um modo geral, pois é sabido que a toda regra há exceção.

Chego até a parabenizar algumas entidades pela postura e valorização inigualável do aprendizado. Valorizar o ensino de forma verdadeira nos trás a qualificação imediata.

Todavia quando leio que de 100 advogados diplomados apenas 10 conseguem o aval da OAB, ou quando sei que uma apresentadora de programa de TV, consequentemente uma formadora de opinião, falando de forma errônea aos seus telespectadores, fico me perguntando onde na realidade devemos investir para que nosso futuro seja promissor e de qualidade.

Agradeço aos heróis legítimos da educação e peço para não perderem a esperança. Rogo a Deus que mesmo com pouca valorização, continuem nos agraciando com vossa sabedoria e profissionalismo qualificado. Amém.