rodoviária

FAROL com informações da FolhaPE.com

E colaboração da repórter Manu Silva (Do Farol)

E mais uma vez sobrou para consumidor. Após o aumento da energia elétrica, da água, do gás, da gasolina, dos alimentos, os pernambucanos serão afetados, agora, pela elevação de 11,39% no preço das passagens intermunicipais. A partir desta terça-feira (30) viajar de ônibus ficará mais caro. A Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) homologou o reajuste das tarifas. A novidade, não tão boa para o bolso dos passageiros, foi publicada no Diário Oficial do último sábado (27) e aborreceu passageiros em Serra Talhada.DSC_0398

O FAROL visitou o terminal rodoviário da Capital do Xaxado para ouvir as reclamações. Para o motorista Raimundo Nonato Pereira de Oliveira, 47 anos, o serviço já estava muito caro e agora piorou. “Não, eu não estava sabendo do aumento das passagens. Sou do Maranhão e estou voltando para casa. Lá no meu estado não tem a Progresso, eu acho que não está de acordo o preço e o serviço, está caro demais. A que eu uso geralmente lá é mais barato e melhor, e esse aumento vai ficar muito difícil da gente viajar”, disse.

O cozinheiro Cícero Sebastião da Silva, 46 anos, também acredita que o aumento foi indevido, especialmente, pela DSC_0396qualidade dos ônibus. “É muito cara a passagem, eu acho muito cara. A gente é forçado a viajar, tem ônibus que vai molhado o piso, o banheiro não é confortável, tem muita coisa. Eu sempre tenho que viajar com essa empresa, moro em Calumbi, mas trabalho em Belo Jardim e sempre vou com ela. Todas as viagens sempre têm qualquer coisinha. A Progresso não é bem confortável, não. Eu acho caro, muito caro para quem tem que viajar sempre”.

FIQUE POR DENTRO

De acordo com a Arpe, o aumento foi concedido para “compensar os efeitos da inflação” registrada no período de 1º de janeiro de 2013 a 31 de maio deste ano. A Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) deverá implantar as novas tarifas conforme critérios definidos pela Arpe, que levam em consideração o número de passageiros, quilômetros percorridos, tipos de leitos e condições das rodovias do trajeto. O último reajuste, autorizado pela agência há dois anos, foi de 5,8%. Na próxima quarta-feira, as viagens interestaduais e internacionais, em percursos de longa distância também ficarão mais caras. Na semana passada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou um reajuste de 7,7%.