camara


Foto: Arquivo/Farol de Notícias

A Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST), aprovou na manhã desta terça-feira (30), o aumento do número de vagas para próxima legislatura, em 2017. O Projeto de Emenda a Lei Orgânica Nº 004/2015, de iniciativa do vereador licenciado, Euclides Ferraz (PSB), foi aprovado por unanimidade e todos os vereadores que utilizaram a tribuna defenderam a proposta. De acordo com Euclides Ferraz, a iniciativa da Câmara não tem como ser criticada.

“Quem critica este projeto é porque é contra a participação popular. O projeto está de acordo com a Constituição Federal. Segundo o IBGE, o número de habitantes em Serra Talhada já comporta 17 vereadores em 2017, e foi isso que propomos. Uma adequação a legislação vigente”, disse Ferraz, em conversa com a reportagem do FAROL.

Veja também:   Márcia abre jogos escolares em ST com mais de 2 mil estudantes

No plenário, quem primeiro defendeu o aumento de vagas foi o petista Sinézio Rodrigues. “Precisamos quebrar tabus, mas é preciso mostrar a população o que é real e o que é imaginário. Não vai ter aumentos de despesas nesta Casa porque o duodécimo será o mesmo. Pelo contrário, terá que haver cortes em 2017 para absorver mais parlamentares”, reforçou Rodrigues.

Já o vereador Dr. Barbosa (PSB) mirou nos críticos que, segundo ele, estão usando as redes sociais para  ‘detonar’ o projeto. “Infelizmente, existem algumas pessoas com falsa moral que criticam sem conhecimento de causa”. Para a vereadora Vera Gama (PHS), esta é a oportunidade de aumentar a representação das mulheres no parlamento.

“Hoje são 15 vereadores e apenas uma mulher. Precisamos mudar isso. Com mais vagas, vai aumentar a oportunidade para nós mulheres”. Também defenderam o aumento do número de vagas os vereadores Marcos Oliveira (PR), Pinheiro (PTB) e Nailson Gomes (PSC). Todos ressaltaram que a proposta não provoca aumento de despesas.