FugaApós a contagem oficial dos presos da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, foi constatado que 53 detentos escaparam na fuga em massa da noite dessa quarta-feira. A ousada debandada aconteceu depois que suspeitos começaram a atirar contra a guarita 6 do presídio. Durante o tiroteio, outros integrantes da quadrilha abriram um buraco abaixo da guarita 5 (que, segundo os agentes, está desativada) para que os reeducandos fugissem.

Ainda na noite da quarta-feira, quatro suspeitos foram presos tentando deixar a ilha em um carro. Durante a abordagem, a polícia encontrou munições e uma granada. Foram detidos: Ruan Carlos da Silva Nogueira, 22 anos, Fábio Barros da Silva, 31, Jefferson Agostinho de Oliveira, 22, e Bruno César dos Santos, 25. Eles são suspeitos de terem ajudado na elaboração da fuga. Segundo informações da Polícia Militar, o médico Carlos Vitoriano, que trabalha na Penitenciária e foi preso com armas, máscaras e dinheiro, pode ter levado os objetos após encomenda dos detentos, que já planejavam a fuga. Carlos foi preso após uma perseguição policial entre as cidades de Paulista e Abreu e Lima na manhã dessa quarta-feira.

De acordo com a Secretaria de Ressocialização, a Barreto Campelo abriga, atualmente, 2.024 reeducandos, mas só tem capacidade para 430.

Do Diario de Pernambuco