Programação dos espetáculos

Nesta quinta-feira (27), começa o I Festival Sertão do Pajeú de Teatro – Fespat, em Serra Talhada e Triunfo. Até o domingo (30), os amantes de teatro poderão assistir aos espetáculos e participar de oficinas de improviso, interpretação e texto dramático. O mais importante: tudo gratuitamente. As atividades do festival ocorrem nos dois polos, Museu do Cangaço em Serra Talhada, e no Cine Teatro Guarany em Triunfo.

Oito espetáculos em cada município encantarão o público infanto-juvenil e adulto com apresentações à tarde e à noite. A oficinas iniciam na sexta, 28 e seguem até o domingo, a partir das 9h da manhã. A programação completa dos espetáculos e oficinas está disponível no blog do evento: www.fespat.blogspot.com. Os ingressos gratuitos deverão ser retirados com antecedência nos locais do evento.

 

Hoje (27), em Triunfo, os espetáculos serão:

A Receita – 18h

RisoFlora – 20h

Hoje (27), em Serra Talhada, os espetáculos serão:

O Rápto do Presente – 16h

Comediano – 20h

VEJA A SINOPSE DAS PEÇAS QUE ESTREIAM NESTA QUINTA:

A Receita

 Triunfo ~ Quinta-feira, 27/11 – 18h

Serra Talhada ~ Sexta-feira, 28/11 – 18h

Gênero: Drama

 No palco, uma dona de casa, de aproximadamente 48 anos, mostra a situação de total abandono e dependência emocional que seu marido e filhos lhe impõem. Depois de tanto sofrimento, a personagem, assim como as pessoas comuns, acaba caindo no desespero, e atenta contra a vida do próprio companheiro, provocando uma tragédia inesperada. O espetáculo funciona como um espelho, no qual muitas vezes vemos refletidas nossas atitudes e, a partir daí, questionamos a maneira como nos comportamos diante dos momentos de desatino.

Veja também:   NOVO SECRETÁRIO: Aron é descartado e prefeito pode 'importar' nome para saúde

 A encenação é tragicómica e descreve um universo feminino e particular de uma mulher anônima e invisível, em situação de total disparate, devaneio e abandono. Morte, violência, loucura e a intolerância de uma maneira peculiar são narradas nesse solo explorando diversos pontos de vista, abordando suas inexoráveis naturezas e revelando uma dramaturgia atual, antenada com as questões de uma personagem no seu processo limite.

Produção: Grupo de Teatro o Poste

Texto e direção: Samuel Santos

Atuação: Naná Sodré

_______________________________________________________

RisoFlora – A História de uma Drag Queen

 Triunfo ~ Quinta-feira, 17/11 – 20h

Serra Talhada ~ Sexta-feira, 28/11 – 20h

Gênero: Drama

 Imagine-se entrar numa boate onde no meio do show a estrela da noite decide passar a limpo sua trajetória de vida, por ter na plateia a pessoa mais importante de sua existência. Assim, se desenvolve o espetáculo RisoFlora, que de maneira lúdica, alegórica e muitas vezes cômica, narra a trajetória de uma Drag desde sua infância até sua maturidade, trazendo a cena um panorama das noites LGBT.

Veja também:   Câmara de Vereadores de PE divulga 17 vagas

 A trama expõe as problemáticas no âmbito desse público, abordando a questão da violência de todas as formas e práticas, sobrevivência nas noites, abandono da família e a solidão. A ideia principal é utilizar desses conjuntos de elementos para estimular o diálogo sobre as questões levantadas, em busca de um olhar mais humano, além de trazer uma reflexão sobre nossos conceitos preestabelecidos no cotidiano.

Texto: Samuel Santos

Atuação: Emanuel David D’Lucard

Seleção Musical: Leidson Ferraz

Figurinos: Java Araújo

Iluminação: Geraldo Cosmo

Sonoplastia: Bruno Britto

Produção: Cia. Homens de Teatro

_______________________________________________________

O Rapto do Presente

Serra Talhada ~ Quinta-feira, 27/11 – 16h

 Triunfo ~ Sexta-feira, 28/11 – 16h

Gênero: Infantil

 A encenação utiliza a magia do circo e do teatro popular para retratar a história de uma criança que não gosta de estudar, não cuida do seu material escolar e não respeita as pessoas. Em um momento quando seus pais viajam, ela fica com a empregada Zefinha, que vai a loucura com as suas presepadas. Em meio a esse cotidiano quando menos se espera aparece o Pirata Caolho, que rouba um presente da criança. Com isso, o Palhaço Cafuné e o Saci Pererê se juntam para salvar o presente.

Veja também:   Trabalhadores têm até 5 anos para buscar recursos do PIS/Pasep 'esquecidos'

 _______________________________________________________

Comediano

Serra Talhada ~ Quinta-feira (27/11) 20h

Triunfo ~ Sexta-feira (28/11) – 20h

Gênero: Comédia

 O espetáculo é baseado na história de um grupo de atores, que depois de fracassar na montagem de um drama, resolveu se inspirar em Molièree transformar a tragédia do dia a dia em comédia. Cinco atores atuam na encenação, onde se revezam em 32 personagens. Com várias brincadeiras e presepadas, é garantido ao público muitos risos durante todo o tempo da encenação.  Conhecido também como a comédia do cotidiano, o espetáculo já está em cartaz há três anos, sempre com sucesso de público por onde passa.

Texto e direção: Múcio Eduardo

Adereços, cenários e figurino: Toninho Miranda

Produção: Gugga Macel e Flávio Andrade

Encenação: Filipe Enndrio, Flávio Andrade, Múcio Eduardo e Toninho Miranda

Realização: Grupo Magros em Cena