Paulo CésarPor Paulo César Gomes, Professor, escritor e colunista do Farol

Faltou um pé de Juá pra Dr. Nena Magalhães! Talvez a expressão possa até parecer irônica, mas na verdade sintetiza o cenário o qual levou o médico a renunciar a mais uma candidatura. No entanto, antes de chegar à metáfora do pé de juá é preciso que se destaque as inconsistências que levaram a derrocada do petebista.

Nena surgiu no cenário pré-eleitoral como um furacão. Dono de declarações fortes e contundentes, acabou gradativamente demarcando o seu terreno, ao mesmo tempo em que se desgarrou da oposição oficial (posição ocupada pelo PR por ter sido derrotado em 2012), ao ponto de não conseguir reunir forças para manter a sua candidatura, mesmo ele pontuando nas últimas pesquisas como o segundo colocado.

Veja também:   'Ou se trata pobre como o rico ou não me interessa', diz pré-candidato em ST

Outro elemento foi à contradição no seu discurso em relação aos governos Lula/Dilma, que se formou sempre em tom de criticas, diferente do líder do seu partido, o senador Armando Monteiro, que defende as gestões petistas. Nessa linha, soa que se destacar o embaraço do mote da nova política e o combate as velhas raposas. Por ser um velho personagem da política local, o mote acabou virando uma grande arapuca para o doutor.

Muitos dirão que o decisivo na atitude do médico foi a debandada do PMDB. Até certo ponto isso influenciou, no entanto, a grande questão foi à falta de um Juazeiro (pé de juá). A citada planta, popular por dar frutas pequenas e de sabor discreto, também é conhecida na região por ser verde durante todo ano e por propiciar uma grande sombra.

Veja também:   PSOL estadual diz que fazer prefeito em ST é prioridade nestas eleições

Pois bem, a candidatura de Dr. Nena naufragou por não ter um grupo político capaz de garantir sombra o ano todo e nem um misero juá para saciar a fome de dezenas de “famintos”.

Desta forma, o processo polarizou-se entre as estruturas de dois palácios: o do Campo das Princesas (Governo do Estado) e o Luiz Lorena (Prefeitura Municipal). São desses locais que saem as toneladas de Juá que matam a fome de milhares de famintos.

Mesmo sendo um político vivido, o petebista não seu deu conta do desenho político que se formava ao seu redor, acabou sofrendo algumas rasteiras bem na hora em que se preparava pra entrar em campo. Resta-lhe agora o caminho de volta ao ninho petista, seguindo assim o roteiro traçado por Armando Monteiro, de aliança entre PT e PTB em Serra Talhada. Lembrando que agora o PTB entra na coligação pegando “bigú”, já que a cabine e os acentos do caminhão de Lulu já estão preenchidos.

Veja também:   Márcia abre jogos escolares em ST com mais de 2 mil estudantes

As grandes lições disso tudo são as de que só existem dois grupos políticos em Serra Talhada e de que sem discurso e estrutura uma terceira via dificilmente chegará à prefeitura municipal.

Um forte abraço e até a próxima!

charge 17