Fotos: Farol de Notícias / Max Rodrigues, com informações do G1 Caruaru

Publicado às 13h30 desta terça (5)

Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o apoio da Polícia Militar, realizaram nesta terça-feira (5), uma operação em três municípios pernambucanos contra suspeitos de maus-tratos e venda de animais silvestres expostos na internet.

A operação ocorreu também em 14 Estados e no Distrito Federal.

Os três alvos da operação em Pernambuco residem no Recife, em Surubim, no Agreste, e em Serra Talhada, no Sertão. Eles terão de pagar multas e responderão por crime ambiental, crime cuja pena varia de seis meses a um ano.

De acordo com o chefe do Núcleo de Fiscalização do Ibama em Pernambuco, Amaro Fernandes, os abusos contra os animais eram divulgados nas redes sociais.

Em Serra Talhada, cinco agentes ambientais federais e oito PMs realizam uma vistoria na casa de um homem apelidado nas redes sociais de “Rei das Serpentes”.

Ele tem um canal na internet em que aparece manipulando animais como cobras e aranhas.

“Isso caracteriza maus-tratos. Além disso, levantamos que ele mantém os bichos em cativeiro e isso configura crime”, observa Amaro Fernandes. A multa estipulada é de R$ 500 para cada animal mantido em cativeiro.