Fotos: Farol de Notícias/Alejandro García

Após um final de ano cheio de duras trocas de farpas, o secretário estadual de Transportes Sebastião Oliveira e o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, se reencontraram no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), nessa terça-feira (3), no Centro, com uma missão: alavancar o aeroporto de Serra Talhada.

As duas lideranças políticas nãos são vistas lado a lado em uma agenda administrativa pública desde que romperam ainda em 2011. A princípio, pareciam estar ‘encabulados’ com a situação, mas logo surgiu um clima de descontração, sorrisos e até um gesto de um amoroso coração registrado com exclusividade pelo FAROL.

Coube a Sebastião Oliveira a iniciativa de levantar a bandeira branca. No início do seu discurso, o secretário se dispôs a ajudar o prefeito na busca de uma solução para o lixão, que é hoje é o grande entrave para a consolidação dos voos comerciais no Aeródromo Santa Magalhães.

“Estou disposto a montar uma equipe de trabalho com o seu staff, com o nosso, com ajudar da Azul, Agência Pernambucana de Meio Ambiente e todo balizado com a resolução da ANAC, que eu tenho certeza de que nós vamos juntos conseguir resolver essa questão ambiental, para que esse voo seja concretizado esse ano ainda”, afirmou Sebastião Oliveira.

Já o prefeito Luciano Duque ressaltou que o projeto de ampliação do Santa Magalhães surgiu na gestão do ex-governador Eduardo Campos, durante o seminário Todos Por Pernambuco e sobre o lixão, voltou a garantir que a prefeitura já construiu um solução para o problema.

“A questão do lixo nós já construímos a solução. Estamos com uma empresa instalada em Serra Talhada, com uma tecnologia e já explora o lixo no Uruguai e que é preciso que ANAC venha conhecer, que venha discutir com a empresa, como se apresente a patente, como funciona o processo, e já está fazendo o apronte de terraplenagem”, garantiu Luciano, complementando:

“Se tiver alguma divergência (na avaliação), a gente constrói uma outra solução, vai se perder mais tempo, mas evidente, eu estou absolutamente seguro daquilo que nos vamos construir. E é dessa forma que se faz a boa política, com diálogo em favor do povo”.

PRAZO

O secretário Sebastião Oliveira enalteceu a parceria com empresa Azul Linhas Aéreas, que pretende ofertar voos comerciais entre Serra Talhada/Recife, e falou sobre a possibilidade de conclusão da pista do aeroporto ainda no primeiro semestre de 2017.

“Estamos muito felizes com a Azul Linhas Aéreas. Azul já é a mais pernambucana entre várias empresa existentes em Pernambuco, ela escolheu Pernambuco como o coração do Nordeste para trabalhar, e eu espero que escolha Serra Talhada como o coração de Pernambuco para que o voo saia”, disse o secretário, demonstrando bom humor:

“O planejamento era de um ano e meio (para a conclusão da obra), vamos então reduzir pelo menos em dois terços para a gente colocar esse negócio para funcionar. O representante da Azul já disse que quer comer milho aqui no São João, mas eu não sei se vai dar tempo… Vamos ver”.

 

 

Compartilhe isto: