Afogados da Ingazeira vive a maior crise de abastecimento de água de sua história. A Barragem de Brotas, para efeitos de medição da Agência Pernambucana de Águas e Clima, está seca, com 0% de sua capacidade original (19,6 milhões de m³ de água), estando inviabilizada como manancial para efeitos de abastecimento. O relatório da APAC é de 24 de Outubro.

Em muitos bairros da cidade, o rodízio chega a mais de 20 dias sem água. A situação é verdadeiramente desesperadora. Compreendendo que a função de abastecimento é da Compesa, mas não podendo se omitir diante da gravidade da situação, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, autorizou a perfuração de 11 poços na zona urbana do município. O primeiro começou a ser perfurado nesta Sexta (08), no Bairro Costa. São Braz, São Francisco, Cohab, Sobreira, Ponte e outros bairros também terão poços perfurados.

“A nossa proposta é, encontrando água, instalar imediatamente chafarizes públicos para socorrer a população. A água será gratuita e estará à disposição de todos,” informou o Prefeito Patriota. No Bairro São Cristóvão, a Prefeitura já recuperou um poço, com vazão de 10 mil litros por hora, que estava desativado há seis anos. A água já está beneficiando a população daquela localidade. Na Varzinha, o poço perfurado pela Prefeitura deu vazão de seis mil litros de água por hora. A Prefeitura vai encanar a água do poço para toda a comunidade.

“Não podemos ficar de braços cruzados assistindo o desespero da população. Precisamos fazer algo e começamos a fazer. Tenho fé em Deus que vamos encontrar água para poder ajudar a minimizar o sofrimento do povo,” avaliou Patriota.

A impressão que se tem, é que mesmo com a chegada da água da adutora, o colapso de Brotas não vai permitir o fim completo do racionamento. Nesse contexto, será fundamental a oferta de outros pontos de água para socorrer a população.