Nesta quarta-feira (8) o secretário municipal de Agricultura Familiar José Pereira comemorou o beneficiamento de 800 quilos de algodão produzidos em 1 hectare no Distrito de Santa Rita, na zona rural da Serra Talhada. O cultivo foi realizado de forma experimental num programa municipal de incentivo ao plantio de algodão criado pela pasta no início do ano passado.

“No início de 2013 plantamos 15 quilos de algodão consorciado com milho e feijão e apesar da estiagem, conseguimos colher 800 quilos, que vai servir de matriz para expandirmos o projeto agora em 2014”, informou José Pereira, satisfeito com os primeiros resultados.

Veja também:   ENTREVISTA: Márcio Oliveira diz que aceitaria convite para ser vice de Luciano Duque em 2016

O projeto ganhou o nome de Algodão Aroeira. Dos 800 quilos colhidos na iniciativa, aproximadamente 480 quilos foram de sementes e os 320 restantes ficaram de fibra. Agricultores da região de Santa Rita, Bernardo Vieira e Loanda estão sendo orientados e convidados pela Secretaria de Agricultura para ingressarem no projeto, que pretende ser estendido a toda zona rural.

“Isto aqui é um projeto piloto. Um projeto que acreditamos muito e que enxergamos nele a redenção da agricultura sertaneja”, explica José Pereira. “Toda a produção do algodão em Serra Talhada deverá vir de cultivo agroecológico, ou seja, sem uso de agrotóxico”, anuncia. Atualmente o quilo de fibra do algodão agroecológico está sendo vendido por R$ 6,85.

Veja também:   Abastecimento: Cerca de 80 família de agricultores recebem água encanada em ST

O secretário José Pereira informa que está fazendo parcerias com instituições e ONGs como o Projeto D. Helder Câmara, através do qual deverá escoar a produção de algodão local. A expectativa é que, em poucos anos, Serra Talhada volte a despontar como produtora de algodão no Estado.