DSC_0094

Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García

A preocupação com as barragens e reservas de água em Serra Talhada irão virar projetos de educação ambiental nas escolas municipais e deverá ser apresentado para 50 mil pessoas em Brasília em 2018. A inciativa do ambientalista Bonzinho Magalhães, em parceria com a Prefeitura de Serra Talhada, chega às escolas para incentivar professores e alunos a pensarem meios de consumo consciente e reutilização da água. As ações de cada instituição integrará um projeto maior que será levado ao Fórum Mundial das Águas, realizado na capital federal. De acordo com Bonzinho Magalhães, em conversa com o FAROL, a proposta é despertar novas metodologias de ensino com os professores para as questões ambientais sobre o trato com as águas serratalhadenses.

DSC_0100A reportagem do FAROL esteve em uma das primeiras atividades realizadas com cerca de 20 professores da escola Nossa Senhora da Penha e conversou com Bonzinho, que enfatizou o papel de multiplicador que os professores terão para aplicar a proposta. “Se nós socializarmos as nossas boas ideias, nós vamos ter um bom resultado, trouxe ideias novas, ideias que estão dando certo, maneiras boas de educar, o que nós precisamos agora é buscar. Nós professores, todas as escolas do município juntas, cada uma apresentar um projeto, melhora e vai aperfeiçoar o melhor de todos eles. E vamos levar essas ideias para o Fórum Mundial das Águas em Brasília, com o apoio do governo municipal participei do IV Fórum de Formação Ambiental em São Paulo e o XIII Diálogo com as Águas e trouxe a ideia para cá”.

Veja também:   Vereador diz que Márcia só quer usar Sebastião por Marília

DSC_0112O professor Edvaldo Mendonça, 68 anos, formado em geografia e leciona há 26 anos, chamou atenção para os pontos altos da atividade.”Dessa atividade para nós fica tudo, vemos as principais fontes de abastecimento da cidade comprometidas com bactérias, a única que eu não ouvi falar que esteja contaminada é a que vem do São Francisco e mesmo assim é 12% apenas. Então, há a necessidade de se trabalhar urgentemente essa questão do meio ambiente. A questão da água, ela está sendo desperdiçada, foi falado sobre pessoas que lavam calçadas, lavam carros etc. e hoje a água é rara no município e não há um sistema de contingência para evitar esse desperdício. Estamos aqui com essa possibilidade de fazer essa politica dar certo em um projeto para envolver todos os alunos”.

Veja também:   Assisão será homenageado com título de cidadão em Petrolândia

DSC_0121Segundo Bonzinho, a barragem do Cachoeira está com apenas 4 milhões de metros cúbicos e a barragem de Serrinha também em estado de alerta, é necessário a economia e reutilização da água. Com a proposta do ambientalista, os professores da Nossa Senhora da Penha indicaram algumas ações que poderão integrar o projeto no educandário. “A escola já tinha vários projetos para a semana do meio ambiente, temos um projeto de horta e o reflorestamento da escola, além de trabalhar a conscientização do uso da água. Vamos implementar a política dos três ‘R’, que é reduzir, reutilizar e reciclar, confeccionar cartazes, levar os alunos para a sementeira e ensiná-los receitas com plantas nativas, como a palma”, afirmou a professora Juliana Pereira, 36 anos, formada em biologia e educadora há 14 anos.

Veja também:   Trio surpreende morador e invade casa no centro de ST para roubar

Cerca de 20 educadores da Nossa Senhora da Penha participaram da atividade para construir o projeto de preservação das águas em Serra Talhada

DSC_0083 DSC_0091(1) DSC_0118