alepeA Alepe não aprovou a criação de uma Frente Parlamentar para a defesa dos direitos da comunidade LGBT. Mesmo com 23 votos favoráveis, a Frente foi recusada pela Casa porque precisava de 25 votos para configurar a maioria. A votação aconteceu na tarde desta terça-feira (17) e teve dez votos contrários.

O debate foi marcado por acirramento dos ânimos entre os partidários a favor e contra o requerimento. Um dos deputados que compõem a bancada evangélica, André Ferreira (PMDB) questionou a criação da Frente Parlamentar e disse que não se pode “aceitar privilégios” na Casa.

Pastor Cleiton Collins, do PP, justificou a afirmação do colega argumentando que a Frente criaria políticas para um grupo específico e que a tarefa da Alepe é criar políticas de defesa para todos.

Outro deputado da bancada religiosa, Presbítero Adauto alega que “não abre mão de seus princípios morais por um governo ou partido”. O deputado repercutiu o beijo entre as atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Timberg durante o primeiro capítulo da novela “Babilônia”, exibido pela TV Globo nessa segunda-feira (16). Segundo o parlamentar, a veiculação da imagem pode “causar violência” na sociedade.

Do outro lado, a deputada Teresa Leitão (PT) rebateu as acusações de que Frente criaria privilégios. A petista, assim como o líder do governo na Casa, Waldemar Borges (PSB), apoia a criação da Frente.

Apesar das bandeiras levantadas pelo seu partido, o também petista Odacy Amorim votou contra a criação da Frente. A atitude do deputado gerou críticas de militantes do PSOL, que acompanhavam a votação na Alepe. Pedro Josephi, que foi candidato a deputado estadual pelo partido nas últimas eleições, usou seu perfil no Facebook para questionar atitude do petista.

Na disputa presidencial de 2014, a presidente Dilma Rousseff (PT) levantou a bandeira da causa LGBT e contou inclusive com a participação do deputado do PSOL, Jean Wyllys (RJ), que marcou presença em seu guia eleitoral de TV para pedir votos para a petista. Wyllys é um dos principais militantes da causa no Congresso Federal.

VEJA A LISTA COM O POSICIONAMENTO DOS DEPUTADOS SOBRE A CRIAÇÃO DA FRENTE:

QUEM VOTOU CONTRA:
1 – Adalto Santos (PSB)
2. André Ferreira (PMDB)
3. Ossésio Silva (PRB)
4. Doutor Valdi (PP)
5. Joaquim Lira (PSD)
6. Joel da Harpa (PROS)
7. Odacy Amorim (PT)
8. Cleiton Collins (PP)
9. Professor Lupércio (SD)
10.
Guilherme Uchoa (PDT)

QUEM VOTOU A FAVOR DA CRIAÇÃO DA FRENTE LGBT
Edilson Silva (PSOL)
Teresa Leitão (PT)
Aluísio Lessa (PSB)
Lucas Ramos (PSB)
Aglaílson Júnior (PSB)
Álvaro Porto (PTB)
Ângelo Ferreira (PSB)
Augusto César (PTB)
Clodoaldo Magalhães (PSB)
Diogo Moraes (PSB)
Eduino Brito (PHS)
Zé Humberto (PTB)
Júlio Cavalcanti (PTB)
Marcantônio Dourado (PSB)
Miguel Coelho (PSB)
Pedro Serafim Neto (PDT)
Raquel Lyra (PSB)
Romário Dias (PTB)
Silvio Costa Filho (PTB)
Simone Santana (PSB)
Socorro Pimentel (PSL)
Tony Gel (PSDB)
Waldemar Borges (PSB)

Os 15 ausentes:
Priscila Krause (DEM)
Manoel Santos  (PT)
Antônio Moraes (PSDB)
Eriberto Medeiros (PTC)
Francismar Pontes (PSB)
Henrique Queiroz (PR)
Lula Cabral (PSB)
Ricardo Costa (PMDB)
Rodrigo Novaes (PSD)
Rogério Leão (PR)
Zé Maurício (PP)

*Claudiano Martins Filho (PSDB)
*Beto Accioly (SD)
*Everaldo Cabral (PP)
*João Eudes (PRP)
* estavam na sessão, mas saíram a pedido de Uchoa

( Do Ne10 )