algodãoFotos: Ana Mourato/ Secretaria de Agricultura

Um ano após o plantio, agricultores da Fazenda Poços, na zona rural de Serra Talhada, comemoram a primeira safra do algodão colorido produzido na Capital do Xaxado. Serão exportadas 2 toneladas para Espanha, ainda este mês. Toda a produção foi comprada pela Organic Cotton Colours S.L. Em agosto do ano passado, o empresário Saint Mallorquí, visitou Serra Talhada e fechou a parceria com os agricultores e a prefeitura.

“Nesta primeira produção foram beneficiados 13 agricultores. Não houve um número maior em virtude da grande estiagem que castiga a região. Mas o algodão colorido foi plantado numa área de 28 hectares e está espalhado em várias regiões de Serra Talhada. Realmente, é um motivo de muita alegria para nós. Estamos gerando renda para os nossos agricultores e levando para o exterior o nome e o valor do produto da nossa terra, Serra Talhada”, comemorou o secretário de Agricultura, José Pereira, em conversa com o FAROL.

Veja também:   Homem é alvo de ataque e é ferido no pescoço e cabeça em ST

Todo algodão produzido na Capital do Xaxado é feito de forma orgânica, ou seja, sem uso de agrotóxicos ou defensivos agrícolas e esta condição atraiu a empresa espanhola que chegou até aqui através dos contatos da Associação Agroecológica do Pajeú.

algodão 2

algodão 3