O prefeito Luciano Duque enviou nota à imprensa comemorando o retorno do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) em Serra Talhada. O contrato entre a Prefeitura e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) foi renovado em setembro deste ano e vai durar 60 meses. A grande controvérsia é que o PAA da Capital do Xaxado ainda está na mira dos órgãos de controle como Polícia Federal (PF) e Controladoria Geral da União (CGU) sob investigação de possíveis fraudes.

O fato ficou conhecido como “O Caso Conab” ou “Escândalo do Bode” e teve repercussão nos grandes jornais da Capital pernambucana e na imprensa local. Na época, quando estourou na grande mídia, em junho do ano passado, a denúncia colocou em xeque as atividades do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), do qual o prefeito Luciano Duque (PT) foi presidente durante anos. O fato acabou sendo bastante explorado também durante a campanha eleitoral do mesmo ano.

Na nota enviada à imprensa comemorando a volta do PAA, o governo municipal faz questão de enfatizar que a renovação do convênio do PAA junto à prefeitura com o MDS “teve um esforço particular do prefeito Luciano Duque”, que na época do estouro das denúncias era o vice-prefeito.

LEIA TAMBÉM
CASO CONAB 1 : PF cumpre mandado de busca e apreensão em ST; Conselho é alvo
CASO CONAB: Superintendente é exonerado do cargo e está sendo investigado
Após denúncias, ex-secretário coloca pré-candidatura em xeque
Vice-prefeito contesta matéria da Folha e garante que não houve fraude
CASO CONAB 3: Sebá analisa ação da PF, contraria Luciano e diz: ‘mais fatos vão surgir’

De acordo com a nota, o PAA de Serra Talhada tem à frente como coordenador José Paulo Rosa. Ele anuncia que nesta quarta-feira (27), a partir das 8h, na sede do PAA na Rua Joca Magalhães, no centro,  será realizado ato para entrega de cartões bancários aos agricultores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos. Cerca de 152 pessoas deverão ser beneficiadas, garante o governo.

SAIBA MAIS

A operação da Polícia Federal chamou a atenção dos moradores da cidade no momento em que os policiais apreenderam dezenas de malotes do CMDRS. Ao mesmo tempo que a polícia agia em Serra Talhada, uma outra ação se concentrava na sede da Conab, em Recife, vasculhando documentos relativos aos anos 2009, 2010 e 2011.

Dias depois à operação da PF, o superintendente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) foi exonerado do cargo. Paralelamente, a Polícia Federal ouviu agricultores, além de presidentes de associações e cooperativas de produtores rurais em Serra Talhada.