Foto: Reprodução / Youtube

Quatro estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Regina Pacis, em Santa Cruz da Baixa Verde, construíram um carro movido a energia solar. O experimento faz parte do 2º desafio proposto pelo 2º Torneio Virtual de Ciências, promovido pelo Espaço Ciência, o Museu Interativo de Ciência em Pernambuco, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

Os estudantes do 3º ano, Alex de Souza, Carlos Daniel da Silva, Gustavo Ramos e Pedro Henrique Diniz, sob a orientação das professoras Kaline do Nascimento da disciplina de Física e Valcilene Bezerra e Kilma Diniz, de Biologia, são os responsáveis pela construção do carro solar, que levou cerca de três semanas para ficar pronto. O primeiro desafio propôs a criação de um sistema de aproveitamento de águas residuais.

Veja também:   Leão alerta Romonilson: 'Belmonte não tem dono'

Em conversa com o FAROL, a professora Valcilene explicou que a iniciativa de participar do torneio partiu da escola, para estimular o potencial criativo e científico dos alunos. “Foi dado aos alunos o tema proposto “reutilização da Energia Solar” e eles tiveram a ideia de criar o carro solar. Assim, os apoiamos e orientamos, vimos neste torneio a oportunidade que estes alunos teriam”, enfatizou a docente.

Além de uma estrutura de ferro montada pelos próprios alunos, o carro conta com um volante e pedais de um automóvel comum e uma placa solar que emite energia para o sistema motor que faz o carro andar. O próximo desafio será lançado na próxima quarta-feira (14). Confira o vídeo do experimento dos jovens cientistas.

Veja também:   PRF apreende carreta com 16 toneladas em Serra Talhada