DSC_0515

Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García

Sob o sol forte do Sertão, dezenas de serra-talhadenses estão acampados na frente do Fórum Eleitoral da cidade, destes muitos são jovens e adolescentes que vão tirar o título de eleitor para votar pela primeira vez. A reportagem do FAROL esteve no local e conversou com alguns dos novos eleitores, que perderam aula para garantir o documento, no último dia de prestação do serviço. Além de garantir a participação nas eleições municipais, os adolescentes e jovens enfatizaram que a participação em concursos motivou a procura pelo título.

DSC_0467Daniele de Souza, 22 anos, afirmou que procurou o Fórum para realizar o cadastro biométrico e enfatizou a importância de manter o título atualizado. “Eu vim no último dia porque é coisa de brasileiro mesmo deixar tudo para o último dia, mas a gente precisa vim. Precisamos do título para concurso, eu não estou muito preocupada em votar ainda não, mas eu acho que cada voto é importante e faz falta. Não é nem tanto por vereadores, prefeito, porque muitos nem se preocupam com isso”.

 

DSC_0471O estudante de ensino médio Felipe Ramos, 17 anos, “Vim tirar por causa do concurso, vou votar, mas meu foco são os concursos. Meu voto vai valer a pena para mim, porque se eu votar na pessoa certa eu não vou ficar com a consciência pesada. Se todo mundo pensar certo melhora as coisas, votar é um direito de todos e deve ser uma atividade normal para os jovens”. Outra estudante, Natália Albuquerque, 16, mostrou indignação com os políticos da cidade. “Meu voto faz diferença sim, mas os políticos não estão fazendo certo, estou decepcionada”.

 

DSC_0487Os alunos Allyson Carlos, 18 anos; e Ivone Santana, 17, deixaram de ir para a escola tirar o título de eleitor e estavam na fila desde às 8h da manhã. Segundo os jovens, o documento é importante não apenas para ter acesso a concursos públicos, mas o atual cenário político do Brasil, estampado na mídia, motiva a participação dos jovens da discussão e no processo eleitoral. “Estudamos no Methódio Godoy Lima e perdemos aula hoje para vir tirar o título porque é importante votar. Temos que participar disso e nosso voto pode ajudar a melhorar”, disse Ivone.

 

 “Os políticos não estão fazendo certo, estou decepcionada”, declarou a estudante Natália Albuquerque, 16 anos 

DSC_0482DSC_0458DSC_0513