Foto: Farol de Notícias / Manu Silva

Publicado às 05H55 desta quarta-feira (13)

Na última quinta-feira (7) os apicultores de Serra Talhada e região se reuniram para articular estratégias de cobrança ao Governo do Estado de Pernambuco de pleitear o financiamento do ProRural, em Carta Consulta 34/2015 para o cultivo de abelhas e a fabricação de mel no Sertão do Pajeú.

O projeto elaborado a partir da Associação de Apicultores do Sertão Central, com sede em Triunfo, prevê um financiamento de aproximadamente R$ 1 milhão.

Em entrevista ao Farol de Notícias, o coordenador da Rede de Apicultores do Pajeú, Gleydson Martins, explicou sobre o embate com o estado.

“Nós estamos pensando esse projeto desde 2013, com o mapeamento das necessidades dos apicultores e da região. E construímos um diagnóstico, e então, elaboramos o projeto e enviamos em 2015 para o ProRural e de lá para cá vimos discutindo essa questão e buscando aprovar esse projeto. Já estamos em 2017 e até então o ProRural não deu nenhuma resposta positiva e sem perspectiva de liberar”, explicou o coordenador.

Segundo o Cicero Rodrigues, secretário da rede, um dos membros do ProRural participou da reunião, mas sem respostas efetivas os membros da entidades.

“Nós temos essas nove cidades aí e um projeto de R$ 1 milhão, que é um valor irrisório para o estado e eles ficam com essa burocracia toda. Viemos ao FAROL para fazer uma reivindicação e chamar o secretário de agricultura atual, Wellington Batista, e o ProRural possa dar uma resposta a Rede de Apicultura do Pajeú”, desabafou.