O Ministério da Saúde (MS) concluiu uma auditoria realizada na Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada iniciada em plena campanha eleitoral. E, no último dia 30, enviou relatório conclusivo isentando a secretária Socorro Brito de supostas irregularidades na pasta. O ministério vasculhou o órgão no período de 13 a 18 de agosto e a ação serviu de munição para os discursos dos candidatos da coligação Frente Popular de Serra Talhada (FPST), derrotada em 7 de outubro.

Em relatório extenso enviado à redação do FAROL, a chefe do Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde, Tereza de Fátima Alecrim Coelho, expõe Ofício 631/2012, dando o nada consta da auditoria realizada pela equipe de investigação. O surpreendente é um dos trechos do citado relatório que deixa claro “que após verificação in loco, conclui-se que o município de Serra Talhada, nos últimos sete anos, aumentou de 29% para 74% a cobertura de atendimento na Assistência Básica Municipal”. Durante a campanha eleitoral, o candidato Sebastião Oliveira (PR) pregava que o município não teria atingido sequer 70% no atendimento básico.

“Este relatório é uma vitória da nossa equipe porque nunca escondi nada e trabalhei com transparência. O único intuito dessa denúncia foi de me atingir. Mas, no final, tenho que agradecer por tudo isso. Pois, só assim, de forma legal, podemos mostrar à população a lisura do nosso trabalho”, desabafou Socorro Brito. Segundo ela, o relatório apontou algumas irregularidades administrativas, mas que serão sanadas com facilidade. “Como por exemplo, a contratação de profissionais com dois vínculos de trabalho. Vamos corrigir”, garantiu.

Durante a entrevista ao FAROL, quem estava sorrindo à toa era o prefeito Carlos Evandro, que foi taxativo: “Tentaram usar de ‘forças políticas’ para denegrir um trabalho que vem avançando com muito carinho e dedicação. Mas nossa resposta é a conquista do Selo Unicef e agora, esta auditoria do Ministério da Saúde”, finalizou Evandro.