Durante congresso realizado no último final de semana, na cidade de Gravatá, no Agreste do Estado, a União de Vereadores de Pernambuco (UVP) orientou aos vereadores e presidentes de Câmaras para acelerar o processo de aumento salarial já para a próxima legislatura. Em Serra Talhada, a expectativa é que o projeto que trata do assunto seja aprovado antes dos festejos juninos.

Por lei, vereadores não podem legislar em causa própria, isto é, oficializar aumento de salários, que, se aprovados, deverão valer durante a atividade parlamentar a partir de janeiro de 2013. O advogado da UVP, Valério Leite, frisou que os parlamentares precisam estar baseados em algum índice de reajuste para justificar qualquer elevação salarial.

“Os vereadores só têm aumento de salário de quatro em quatro anos. Cada Câmara tem uma realidade específica e deve possuir um patamar de referência, seja IGPM, IPCA ou algum outro”, apontou. Durante o congresso da entidade, o vereador Luciano Pacheco – presidente da Câmara de Arcoverde – chegou a sugerir um prazo para que todas as Casas Legislativas do Estado comecem a implementar um aumento de salário coletivo.

“Este é um ano eleitoral. Creio que inúmeros candidatos a vereador irão aproveitar esse debate para criticar a gente, que já está no mandato: dizer que vereador não faz nada, que ganha muito e que recebe sem trabalhar. Toda eleição o discurso é o mesmo”, relembra Pacheco, sugerindo que até o próximo mês de maio as Câmaras Municipais aprovem o novo projeto salarial para 2013.

Na opinião de Luciano Pacheco, deixar a discussão para o segundo semestre ou após as eleições, pode confundir a cabeça do eleitor.