CASALEm quase um século e meio, morar junto sem estar casado volta a ser legal na Flórida, depois que o governador desse estado americano, Rick Scott, revogou, nesta quarta-feira (6), uma ordem que esteve vigente desde 1868.Em um comunicado, Scott informou que promulgou a lei SB 498, anulando a legislação anterior, que proibia, sob pena de quase 60 dias e multa de US$ 500, que um casal “se associasse lascivamente e coabitasse” sem se casar antes.

A SB 498 foi aprovada pelo Congresso da Flórida, onde legisladores tentavam, há anos, abolir a lei defasada. A legislação de 1868 foi usada raras vezes, segundo uma análise do Legislativo estadual, mas serviu para sancionar pessoas que cometeram irregularidades adicionais. Em 1979, por exemplo, o estado americano suspendeu a licença de venda de álcool de uma companhia, alegando que seis de seus funcionários haviam violado a lei contra a coabitação.

A Flórida se uniu, dessa forma, a uma lista de estados americanos que revogaram leis “anticoabitação” nos últimos tempos. Somente Mississippi e Michigan continuam contando com legislações dessa natureza.

da AFP