Fotos: Farol de Notícias / Max Rodrigues

Publicado às 17h44 desta segunda-feira (29)

Serra Talhada será contemplada com uma intervenção do artista plástico húngaro suíço Viliam Mauritz, que pretende reproduzir uma pegada gigante a partir do reflorestamento da vegetação local no Riacho São Domingos, principal afluente do Rio Pajeú, localizado na comunidade Barreiros, zona rural da cidade.

O projeto só aconteceu três vezes no mundo, na Austrália, na Hungria e na Raposa Serra do Sol, em Roraima, terras indígenas do povo Makuxi, e através do também artista plástico Jaider Esbel, o projeto The Giants Steps (Passos Gigantes) chega a Capital do Xaxado e deverá acontecer nos próximos meses, até agosto deste ano.

Veja também:   Medo do desemprego é crescente entre os brasileiros, aponta CNI

Com a parceria e produção do fotógrafo Alvaro Severo e a antropóloga carioca Nina Vincent, doutoranda pela UFRJ, os artistas estão visitando comunidades, rurais, indígenas e quilombolas da região em busca de parceiros para realizar o projeto. Além das parcerias com a UFRPE/Uast, CDL e empresas da cidade.

“Estou desenvolvendo minha pesquisa no Doutorado sobre arte indígena contemporânea e com isso me aproximei muito do Jaider. Quando ele foi desenvolver esse trabalho com o artista suíço em Roraima eu fui, muito no intuito de assistir, mas ele envolve todos e agora estou na produção e como interprete do Viliam”, explicou a pesquisadora.

Veja também:   Biden indica diplomata como embaixadora dos EUA no Brasil

Ao Farol, Viliam Mauritz e seus parceiros afirmaram que o projeto é totalmente dependente das pessoas que moram na cidade e região. A performance será formada e mantida pelas comunidades locais e professores da Uast.

“Eu espero que esse projeto provoque as pessoas a olharem as coisas de outro modo, transformação do olhar. Especialmente para as pessoas jovens isso pode causar um entendimento que é possível lidar com as dificuldades, com os conflitos. Esse projeto mostra que tudo é possível, as parcerias são possíveis. Comecei esse projeto do nada e através das parcerias na Austrália, na Hungria, e aqui no Brasil é que isso é possível. Aqui já conheci pessoas maravilhosas que tenho certeza que juntas podem fazer muitas coisas para transformar o ambiente”, afirmou.

Veja também:   Policial que deteve agressor e evitou a morte de advogado será homenageado

O artista Jaider Esbel, do povo Makuxi de Roraima, convidou Viliam para executar o projeto ‘A Pegada Gigante’ em Serra Talhada