selo-farolFarol com informações da Assessoria / Fotos: Álvaro Severo

‘Os Dois Doidos de Pedra’ é o título do CD que possibilitou realizar um antigo desejo de reunir o forrozeiro Assisão e o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, unidos para criar uma obra sobre o xaxado e seus elementos: a música, a dança, a poesia e a história. O cantor é conhecido e reconhecido por sua trajetória no forró e neste novo álbum traz composições novas, antigas e históricas. Com 12 faixas e releituras ousadas que passeiam entre o tradicional e o novo, coroa a importância que tem o xaxado para a região e para a identidade cultural do nosso país. O CD está sendo finalizado e deverá estar disponível para o público a partir do mês de abril.

Além da música que dá título ao disco, que narra o início da peleja entre Virgolino Ferreira e Zé Saturnino, que moravam em sítios vizinhos – um no Sítio Passagem das Pedras e o outro na Fazenda Pedreira. Também traz as músicas “Xaxado”, “Norte Dance”, “Bom Demais”, “Xaxado Bossa Nova”, “Dá Licença, Jovens”, “Xaxado Pra Jamaica”, “Forró no Sertão”, “Xaxado em São Francisco” e “Polka das Areias”, que segundo Assisão, era uma das canções preferidas do Rei do Cangaço e que Luiz de Cazuza, sobrinho de Zé Saturnino, primeiro inimigo de Lampião (tio do forrozeiro) tocou várias vezes para animar as festas do Cangaceiro e seu bando.

Para o ator e dançarino Karl Marx, que trabalhou na produção do disco, a importância dessa parceria se dá pelo que Assisão e os Cabras de Lampião representam para Serra Talhada e para sua cultura. “Ele ligado ao aspecto musical e nós ao aspecto da dança e da poesia. Este CD vem para contribuir com a preservação da memória e para fortalecer ainda mais o xaxado”, ressaltou . Além da dança e da música, que demostram a força do Cangaço e do povo nordestino, o xaxado atrai ainda uma riqueza de elementos como as indumentárias, as comidas, os hábitos e, principalmente, as histórias, narradas nas letras das canções.

Assisão e Cabras 01

Confira a música “Os Dois Doidos de Pedra”