Por Regina Maria, moradora de Serra Talhada

Venho chamar a atenção da sociedade pernambucana, dos políticos pernambucanos, vereadores, deputados, senadores, prefeitos e em especial do governador de Pernambuco para uma questão urgente que precisa ser enfrentada agora. É a revitalização do Rio Pajeú. Os esgotos são despejados no rio em todas as cidades por onde ele percorre, a sociedade precisa começar a cobrar dos políticos alguma atitude em defesa para que se inicie um grande trabalho nesse sentido.

É uma pena que a maioria dos políticos não enxerguem assim e que não tenhamos políticas voltadas para a revitalização do Rio Pajeú pelo poder público. É preciso que se faça uma grande força tarefa em defesa desse rio. Nos últimos dias vimos algumas ações isoladas de alguns municípios, que começaram com a retirada de algarobas dos leitos e também com algumas ações de ONGs.

Mas é preciso fazer mais. O Estado de Pernambuco tem que estar presente, há uma Secretaria de Meio Ambiente que poderia ter um olhar especial para esta questão. Mas não faz nada, é preciso que o Governo do Estado possa realizar um seminário no Pajeú, onde todos os municípios fazem parte do Vale do Pajeú participem.

Neste grande debate em defesa do Rio deve contar com a presença de todos os governos municipais e das universidades da região procurando soluções quanto ao esgoto, mata ciliar, lixo e desmatamento. É preciso discutir soluções de como tirar o esgoto, é preciso que se instale estações de tratamento de esgoto antes de serem despejados no Rio.

É preciso a população se conscientizar em não desmatar, não jogar lixo no Rio e recuperar as matas ciliares.
Vamos cobrar nossos políticos. Deixo a pergunta a todos os políticos do Estado: Até quando vamos fechar os olhos para a poluição deste grande Rio? O esgoto é diariamente despejado nele. Faz pena ver isso e saber que nossos políticos se escondem do assunto.