Do G1 Mundo

Dois ativistas da chamada Revolução dos Guarda-Chuvas, que sacudiu Hong Kong em 2014, foram liberados após o pagamento de fiança nesta terça-feira (24), durante uma apelação do processo.

A condenação de Joshua Wong e Nathan Law em agosto a seis e oito meses de prisão, respectivamente, provocou temores de que Pequim tentaria aumentar o controle sobre a cidade semiautônoma.

Wong, de 21 anos, se tornou o rosto dos grandes protestos que pediam mais democracia, quando ainda era um adolescente.

Os jovens receberam o benefício da liberdade sob fiança no tribunal que examina a apelação do processo. A audiência está marcada para 7 de novembro.

O terceiro ativista do grupo símbolo da Revolução dos Guarda-Chuvas, Alex Chow, também detido, não teve o caso examinado na audiência de terça-feira.

Manifestação

As pessoas reunidas do lado de fora do tribunal para apoiar os ativistas celebraram a notícia.

Antes da audiência, os manifestantes gritaram frases como “Longa vida ao Movimento dos Guarda-Chuvas” e “Que vergonha a perseguição política”.

Em agosto, Joshua Wong, Nathan Law e Alex Chow foram condenados a penas de prisão por seu papel na revolta.

Revolução dos Guarda-Chuvas

Com a Revolução dos Guarda-Chuvas, Hong Kong conheceu em 2014 sua maior crise política desde que a cidade foi restituída à China em 1997, após 155 anos de presença britânica.

Os manifestantes bloquearam durante 11 semanas os bairros de escritórios e lojas do centro da cidade para protestar contra um projeto de reforma eleitoral apresentado por Pequim e pedir a instauração de um verdadeiro sufrágio universal.

Apesar da repercussão internacional provocada pelo movimento, Pequim não fez nenhuma concessão a Hong Kong.