Manifestações em porta de fábricas, bancos e de outros ambientes de trabalho devem marcar, nesta sexta-feira (31/03), em Pernambuco, a mobilização da Central Única dos Trabalhadores (CUT) para a greve geral do dia 28 de abril contra o projeto de lei da terceirização e as reformas trabalhista e da Previdência. Um ato maior, às 15h, na Praça da Independência, no Centro do Recife, vai reunir diferentes categorias ligadas à central e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

“Este dia servirá para informar a sociedade e organizar a classe trabalhadora”, explica Carlos Veras, presidente estadual da CUT. Segundo ele, algumas escolas devem parar hoje e os metalúrgicos pretendem fazer atos já às 4h da manhã na porta das fábricas.

Veja também:   Padres argentinos são condenados a 40 anos

Os Sindicatos dos Rodoviários e dos Metroviários asseguram que os trabalhadores não devem suspender as atividades neste dia de mobilizações. “O metrô funcionará normalmente, o sindicato vai participar do ato, à tarde”, explicou Levi Arruda, da entidade que representa os metroviários.

Suzineide Rodrigues, presidente do Sindicato dos Bancários, também garante que a categoria estará nas agências. Das 10h às 13h, no corredor bancário das avenidas Dantas Barreto e Guararapes, no Centro, será feita panfletagem para informar a classe sobre a greve geral. Próximo da sede do sindicato, na Rua Manoel Borba, na Boa Vista, das 10h às 13h30, haverá adesivaço contra as reformas e uma equipe atenderá o público interessado em calcular o tempo de aposentadoria.

Veja também:   Trump elogia Bolsonaro: 'Grande cavalheiro'

Para o senador Humberto Costa (PT), que esteve no Recife participando do lançamento do livro que trata das violações a direitos do ex-presidente Lula na Lava Jato, há chances de barrar a Reforma da Previdência. A rejeição, na Câmara, da PEC que tratava da cobrança de taxa em curso de pós-graduação e extensão nas universidades públicas, de interesse do governo, reforça o otimismo dele.

Do JC Online