DSC_0367(1)

Vigilantes de escola estadual em Serra Talhada com cinco meses de atraso nos salários denunciam empresa de Caruaru

Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García

Trabalhadores serratalhadenses estão no prejuízo por falta de pagamento de uma empresa de vigilância. A Mandacaru Sistemas de Segurança Eletrônica contrata cerca de 11 funcionários que fazem a segurança de instituições estaduais e federais em Serra Talhada. Segundo Rinaldo Lourenço da Silva, vigilante contratado da empresa, não recebe pagamento há cinco meses, está sem vale refeição, tirou férias e desde então não recebeu o salário referente ao período. Rinaldo afirma que os demais contratados estão com quase quatro meses de salários atrasados.

Em conversa com o FAROL, Rinaldo explicou a situação com a empresa. “Eu trabalho como vigilante há 25 anos, só 23 é na escola técnica estadual Clóvis Nogueira Alves, a antiga Escola Fazenda. Faz dois anos que estou nessa empresa e sempre atrasava dois meses, eles pagavam um mês e ficava o outro sempre em débito. Faz seis meses que estamos sem vale refeição e eu tirei minhas férias em abril e até hoje não recebi. Os outros recebem as férias três meses depois, mas eu já mandei contracheque e nada. Eu preciso que eles resolvam isso. Se continuar assim vou ter que vender um terreno que tenho para pagar as contas”, desabafa o trabalhador.

Veja também:   Estudante de ST não resiste e morre após AVC

São 11 vigilantes da empresa Mandacaru, quatro deles na ETE Clóvis Nogueira Alves, mais quatro no EREM Professor Adauto Carvalho, um na Coletoria Estadual, outro nos Correios e um funcionário que tira as férias dos demais. Todos os servidores passam por problemas, a energia de casa cortada, dependem de ajuda de amigos e familiares. Os vigilantes cobram da contratante a regularização dos salários e pagamentos em débito de todos os funcionários. A empresa Mandacaru Sistemas de Segurança Eletrônica tem sede em Caruaru e atua na cidade há cerca de 2 anos.

O OUTRO LADO

A reportagem do FAROL entrou em contato com o escritório da Mandacaru Sistemas de Segurança Eletrônica, e conversou com uma de suas atendentes, Carla Thayres que alegou: “consta no sistema da empresa que já foram pagos os salários”. Novamente em contato com Rinaldo, ele ratificou os atrasos e comentou sobre reuniões que o sindicato dos vigilantes teve com a empresa. “Em Petrolina no início de junho prometeram pagar 1 vale-refeição até o dia 10 e no dia 14 os demais. Dia 4 pagaram 1 vale-refeição e até hoje ainda restam sete. Em agosto houve outra reunião em Recife, mas até agora nada”, finalizou.