O governo britânico confirmou nesta quarta-feira (24) que Salman Abedi, apontado como autor do ataque em Manchester, estava nos radares dos serviços de inteligência britânico.

A polícia anunciou nesta quarta a prisão de mais três suspeitos de envolvimento com o atentado que deixou 22 mortos e 64 feridos no final do show de Ariana Grande.

“[Abedi] Era alguém que os serviços de inteligência conheciam e tenho certeza de que, quando a investigação for concluída, nós saberemos mais”, disse a ministra do Interior britânica, Amber Rudd. Para a ministra e para a polícia, Abedi, de 22 anos, não agiu sozinho. A polícia diz estar investigando uma rede que estaria envolvida na ação.

Um homem de 23 anos já tinha sido detido na terça-feira (22). A polícia afirmou que o irmão de Abedi, que morreu na explosão do artefato caseiro, está entre os quatro detidos em Manchester, segundo a BBC. As investigações apontam que o britânico tinha acabado de voltar da Líbia, de acordo com a CNN.

Veja também:   Grande empresa de ST é alvo de investigação do MPPE

Nesta quarta, a polícia continuou a fazer uma série de buscas em Manchester. Um dos imóveis visitados foi edifício “Granby House”, no centro da cidade, segundo a Efe. Os policiais também provocaram a explosão controlada de um material encontrado em um endereço do centro da cidade.

O ministro francês do Interior, Gérard Collomb, afirmou nesta quarta que Abedi “provavelmente” passou pela Síria, segundo a France Presse. “Sabemos apenas o que os investigadores britânicos nos contaram. É uma pessoa de nacionalidade britânica, de origem líbia, mas que cresceu no Reino Unido e que, de repente, após uma viagem à Líbia e provavelmente Síria, se radicalizou e decidiu cometer o atentado”, disse o ministro em uma entrevista ao canal de televisão BFM.

Veja também:   Homem é alvo de ataque e é ferido no pescoço e cabeça em ST

Após o atentado reivindicado pelo Estado Islâmico, o Reino Unido elevou o nível de ameaça de ataque terrorista de severo a crítico, na terça-feira (23). A premiê britânica, Theresa May, explicou que há a possibilidade de um ataque iminente. “Foi concluído, com base nas investigações de hoje, que o nível de ameaça deve ser elevado de severo a crítico. Isso significa não só que um ataque é altamente provável, mas que um novo ataque pode ser iminente”, afirmou.

Entre as vítimas em estado grave estão 12 crianças e adolescentes, com menos de 16 anos. De acordo com a BBC, o balanço de feridos aumentou para 64, sendo que 20 estão em estado crítico.

Veja também:   Ferrari faz dobradinha com vitória de Sainz

O atentado de Manchester é o mais grave ocorrido no Reino Unido desde julho de 2005, quando uma série de atentados causou a morte de 52 pessoas, entre eles quatro suicidas, e deixou 700 feridos no metrô e em um ônibus de Londres, segundo a France Presse.

Do G1 Mundo