O ano de 2013 pode ser avaliado como positivo para as polícias civil e militar. Além da queda no número de assassinatos registrados na Capital do Xaxado entre 2012 e 2013, o saldo de homicídios na região que corresponde à Área Integrada de Segurança (AIS 21), a qual engloba sete municípios (Serra, Betânia, Calumbi, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Belmonte e Flores), neste mesmo período, registrou queda de 26% nas ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Leia também: Balanço 2012/2013 – Número de homicídios cai 35% em um ano em Serra Talhada

A AIS é coordenada em parceria com a 21ª Delegacia seccional de Polícia Civil e o 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), dirigido pelo tenente-coronel Wanderley Carvalho. Em conversa com o FAROL, o delegado da 21ª seccional, Washington Monteiro, detalhou os dados contabilizados pela Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), que coordena o programa Pacto Pela Vida em Pernambuco.

DELEGADO WASHINGTON MONTEIRO, DA 21ª SECCIONAL EM SERRA TALHADA, COMEMORA NÚMEROS DO BALANÇO ANUAL DE ASSASSINATOS E ROUBOS NA REGIÃO DA AIS 21

Segundo ele, em 2012, nos sete municípios que abrangem a região da AIS 21, ocorreram 46 homicídios. Isto é, dez a menos que no ano seguinte, em 2013, indicando um percentual de 26,1% a menos na contagem dos casos. Outro dado positivo é que o número de roubos também caiu. De acordo com o dados da SDS, em 2012, a região registrou 177 ocorrências do tipo, enquanto em 2013 foram contabilizados 117, o que significa um queda 33,9% nas ocorrências.

Para o delegado Washington Monteiro, os números refletem o bom trabalho das polícias Civil e Militar na região. “Nos empenhamos ainda mais no cumprimento das metas estipuladas pelo Pacto Pela Vida. Atribuo essa redução nos casos ao serviço em conjunto entre as polícias civil, militar, o Ministério Público e o poder judiciário. Esperamos baixar ainda mais esses dados este ano”, comentou.