banco-santanderOs bancos que tiveram agências assaltadas no interior de Pernambuco deverão apresentar, em até dez dias, um cronograma de reabertura dos estabelecimentos que foram alvo das investidas criminosas. O prazo começa a contar nesta sexta-feira (26). A decisão foi acertada durante uma reunião com os representantes das instituições financeiras, o Procon Pernambuco e as secretarias de Defesa Social (SDS) e Justiça e Direitos Humanos.

O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Santander e o Bradesco e o Itaú foram as instituições notificadas e participaram da discussão. Caso as empresas não apresentem as datas em que as agências serão reabertas, deverão, no mínimo, informar medidas alternativas para minimizar o prejuízo causado aos clientes. De acordo com o Procon-PE, a associação a casas lotéricas, já adotada pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, foi uma das propostas discutidas.

A reunião desta sexta (26) também teve a presença do secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho. Em entrevista à Rede Globo Nordeste no último dia 10, O secretário afirmou acreditar que as instituições financeiras deveriam reforçar as estratégias de prevenção. Carvalho citou, como exemplo, sistemas capazes de incinerar as cédulas em caso de danos ao cofre e aos terminais de autoatendimento.

Leia mais em G1