italia-mafia1Considerado um dos maiores criminosos da história italiana, Bernardo Provenzano, o chefe da Máfia Siciliana “Cosa Nostra”, morreu nesta quarta-feira (13) aos 83 anos, em Milão, na Itália.

Provenzano tinha um câncer na bexiga, de acordo com o jornal Corriere de la Sera, e estava internado no hospital São Paolo sob isolamento prisional. Segundo a Efe, ele estava em coma profundo desde abril de 2014. Provenzano era acusado de ter participado diretamente do tiroteio, conhecido como “massacre de Viale Lazio”, e que permitiu ao clã dos ‘corleonesi’, de Provenzano e de Toto Riina, eliminar vários concorrentes.

No dia 10 de dezembro de 1969, os mafiosos se disfarçaram de policiais e abriram fogo no escritório de uma firma imobiliária onde estavam reunidos seus rivais. Todos os membros do comando envolvidos no tiroteio morreram desde então, com exceção de Provenzano e Riina.

Os ‘corleonesi’ assumiram definitivamente o poder na Cosa Nostra no início dos anos 80, depois de uma guerra de clãs que deixou centenas de mortos em Palermo.

Depois de ficar foragido por 43 anos, ele foi preso em 11 de abril de 2006, em uma aldeia na cidade siciliana de Corleone, perto de casa de sua família.

G1