Da Folha de PE

A seleção brasileira feminina de handebol volta à quadra nesta terça-feira (5), na terceira rodada da fase de grupos do Mundial 2017, realizado na Alemanha. Campeã em 2013, a equipe joga com a Rússia, a partir das 13h45 (horário do Recife).

A partida vale a liderança do Grupo C, uma vez que os times são os dois únicos invictos da chave. As russas lideram, no momento, com duas vitórias – contra Tunísia e Montenegro -, enquanto as brasileiras somam um empate com o Japão (28×28) e uma vitória suada em cima da Tunísia (23×22).

Embora apareça na segunda posição da sua chave, o Brasil não apresentou um jogo convincente nos dois primeiros compromissos do Mundial. Pelo contrário, com um elenco bastante renovado, tem sofrido com falta de entrosamento e demorado a engrenar durante as partidas. A defesa, que vinha sendo uma referência positiva do elenco das últimas temporadas, tem deixado a desejar, enquanto o ataque não apresenta a mesma eficiência de outrora.

Tais fatores levaram o elenco a fazer confrontos duros contra times considerados medianos. A instabilidade, porém, era esperada, uma vez que a seleção está passando por mudanças. O espanhol Jorge Dueñas está em sua primeira competição internacional oficial à frente do elenco e ainda testa jogadoras e estilo de atuação.

Na sequência da tabela, a seleção enfrentará Dinamarca, amanhã, e Montenegro, na sexta. Nesta primeira fase, são 24 times divididos em quatro grupos. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançarão às oitavas de final.