Da Folha de PE

Os Estados Unidos divulgaram nesta quarta-feira (10) um novo sistema para alertar seus cidadãos dos possíveis riscos de viajar ao exterior, introduzindo um ranking de quatro pontos para países e um mapa-múndi interativo. O Brasil está no Nível dois, de “cautela”.

O sistema de alerta a viajantes sempre foi controverso e costuma ofender outros países. Mas os funcionários insistiram em que as mudanças visam a apresentar suas recomendações de forma mais clara.

“Estes não são documentos políticos. Simplesmente são baseados em nossa avaliação da situação de segurança”, disse a funcionária consular Michelle Bernier-Toth. Alguns países se queixaram no passado de que as advertências exageram os perigos e afetam o turismo, ou que respondem a considerações diplomáticas. Mas cada país é objeto de uma descrição no site travel.state.gov , detalhando as ameaças específicas e a razão de sua classificação.

Veja também:   Godzilla e Kong: O Novo Império tem cena pós-créditos?

No site do governo, a página que trata sobre cuidados com a segurança no Brasil elenca alguns pontos de risco, como a Rodoviária de Brasília (DF) e o Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). O Recife é citado no endereço no item sobre lugares onde trabalhadores do governo norte-americano não devem ir – nesse caso, não é recomendado usar os ônibus públicos na capital pernambucana nem visitar, depois do anoitecer, o trecho da Praia do Pina entre a Rua Dona Benvinda de Farias até Brasília Teimosa.

Nível Quatro
Dez países foram inscritos no Nível Quatro, o pior, que recomenda “Não viajar”: Afeganistão, República Centro-africana, Irã, Iraque, Líbia, Mali, Somália, Sudão do Sul, Síria e Iêmen. A Coreia do Norte também aparece ali, embora a legislação americana já proíba os americanos a viajarem para este país.

Veja também:   Bairros com mais casos suspeitos de estupro em ST

Mas algumas das classificações de outros países podem chamar a atenção ou despertar a contrariedade internacional, embora o Departamento de Estado assegure que só está oferecendo em um novo formato de informações que já existiam.

Aliados europeus importantes, como Reino Unido, França e Alemanha – assim como a Espanha – aparecem no Nível Dois, que recomenda aos americanos adotarem maior cautela, do mesmo modo que Brasil, Colômbia, República Dominicana e México.

No entanto, o Uzbequistão, presidido com mão-de-ferro pelo autoritário Islam Karimov de 1989 até sua morte, em setembro de 2016, está em Nível Um, o mais seguro.

“Adotem precauções usuais”, recomendam os Estados Unidos para países neste grupo, no qual estão também Chile, Argentina, Bolívia, Costa Rica, Equador, Paraguai, Panamá, Peru e Uruguai.

Veja também:   Moraes dá 48h para Bolsonaro explicar ida à embaixada da Hungria

Cuba aparece na terceira categoria – “reconsidere a viagem”. Funcionários do Departamento do Estado explicaram na terça-feira a senadores americanos que uma pessoa conhecida pelo governo cubano dispõe de uma arma misteriosa para provocar lesões cerebrais em americanos em Havana. Venezuela, Guatemala, Honduras e El Salvador também estão no Nível Três.