Da Folha de PE

O Governo Federal autorizou, nesta quarta-feira (20), em publicação de portaria no Diário Oficial da União, a importação de energia elétrica da Argentina e do Uruguai “de forma excepcional e temporária” até 31 de dezembro de 2018.

A importação da Argentina deverá ocorrer por meio das Estações Conversoras de Garabi I e II, localizadas no município gaúcho de Garruchos e da Conversora da cidade de Uruguaiana, também no Rio Grande do Sul. A importação do Uruguai, por sua vez, acontecerá a partir das Estações de Rivera e Melo, ambas no país vizinho.

A importação será realizada por meio de ofertas semanais de energia elétrica, na fronteira com o Brasil, ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), podendo haver ajustes conforme programação diária ou por necessidade em tempo real, diz a portaria.

Veja também:   Filho ameaça matar o pai em ST e em seguida faz ataque contra carro

Esta decisão do governo acontece um dia depois de o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) propor lançar uma campanha para que a população reduza o consumo de eletricidade para segurar os preços. A proposta foi feita para avaliar a situação do abastecimento com a estiagem prolongada.