Do Blog da Folha / Folha de PE

O presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro, está se empenhando para que todos os quadros do partido respeitem a decisão que será tomada no próximo dia 10, em torno da possibilidade de uma candidatura própria para governador. Segundo ele, tanto os que defendem a postulação da vereadora Marília Arraes, quanto os que preferem a aliança com o PSB terão que seguir o resultado da votação entre os delegados, sem chance para novas interpretações posteriores ou intervenção da direção nacional da sigla. Caso contrário, na sua visão, a legenda repetirá a prática que culminou na saída da ex-presidente Dilma, em 2016, e poderá ser chamada de golpista.

“Temos feito um diálogo permanente com o conjunto do partido e com a direção nacional. Temos orgulho dos procedimentos democráticos do PT. Se vencer a candidatura de Marília, ela nos unirá e sua candidatura precisa envolver todo o partido. Não haverá vencidos nem vencedores. Se a decisão que predominar for a aliança, o mesmo efeito produzirá. Todos temos que estar unidos na execução daquilo que foi decidido no encontro”, colocou o petista, em entrevista ao programa Folha Política, nesta segunda (04).

Veja também:   Programa Mães de PE assegura R$ 300

Na opinião de Bruno, “fazer diferente é repetir o que foi feito no impeachment de 2016”. “É desrespeitar a decisão que foi tomada pelo povo brasileiro, como foi na época, quando tiraram uma presidente eleita para botar um impostor. Então no encontro do dia 10 vamos respeitar a decisão da maioria dos delegados e delegadas do partido. Este é o caminho e não há nenhuma outra opção para nenhum dos defensores das duas teses”, disse.

Questionado sobre o trauma gerado após a disputa interna em 2012, quando a direção nacional interviu em Pernambuco para rifar a postulação do então prefeito João da Costa, Bruno Ribeiro fez questão de destacar que “são momentos diferentes”. “Aquela eleição era municipal e essa é de presidente. É nacional. Então, mais do que nunca, a interação entre estados e direção nacional é muito importante neste ano”, destacou.

Veja também:   Idoso que morreu após cair de prédio em ST estava despido

Pesquisa

O partido aguarda o resultado da pesquisa do Instituto Vox Populi, encomendada pela direção nacional para sentir o cenário em Pernambuco. No entanto, a entrega do estudo, que deve influenciar a dinâmica eleitoral no estado e deveria ser entregue nesta segunda (04), pode ser adiada. “A pesquisa foi contratada pela nacional. Tivemos dificuldades com transtornos da greve. Então houve efeitos no trabalho de campo da Vox Populi. Já fez boa parte do trabalho e encaminhará a pesquisa para a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann. E ela vai nos transmitir. Pode ser que saia hoje ou amanhã”, completou.