dsc_0024

Fotos: Alejandro García/Farol

Hoje é um dia decisivo para o cabo Cícero Valdevino da Silva e o sargento Luciano Souza, do 14º BPM. Acusados de assassinatos pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Recife, após a Operação Paz no Sertão [relembre], os policiais chegaram nesta terça-feira (8) a Serra Talhada para mais uma audiência com a Justiça, dessa vez no novo Fórum situado no bairro da Cohab. Os policiais estão presos há mais de um ano no Centro de Educação da Polícia Militar (Creed), na Capital.

Em conversa com o FAROL, familiares de Valdevino informaram que esta terça é especial porque há uma expectativa para a soltura definitiva do policial. Caso isso não ocorra, eles devem ir a júri popular. Quem foi ao Fórum de Serra Talhada nesta manhã presenciou amigos e parentes de Valdevino prestando solidariedade ao policial segurando cartazes, faixas e camisetas.

Segundo a irmã do PM, Natália Gonçalves, 30 anos, a situação de Valdevino é favorável pela liberdade porque testemunhas de acusação ouvidas durante as últimas audiências acabaram falando bem do trabalho do PM, contradizendo seus próprios argumentos registrados nos autos. Para a família, as provas apresentadas pelo Ministério Público seriam frágeis para garantir a condenação.

“Há acusações apenas nos autos, mas as testemunhas de acusação quando foram relatar em audiência acabaram elogiando meu irmão e o seu trabalho em favor da população. Os argumentos da promotoria não são válidos, faltam provas, estamos aqui em apoio a ele”, disse Natália. A audiência que deve definir o futuro do PM se estenderá até à tarde.

Nesta terça, serão ouvidas seis testemunhas de defesa. A família contou à reportagem que não apareceram testemunhas de acusação para esta audiência. Valdevino e Luciano chegaram no Fórum escoltados por uma equipe da Ciosac fortemente armada. O cabo fez questão de abraçar e cumprimentar cada familiar e amigo que o aguardava.

Além deles, a Justiça deve dá prosseguimento, nesta terça, a oitivas de testemunhas de outros réus acusados de envolvimento nos crimes apresentados pelo DHPP durante a Operação Paz no Sertão [Relembre] em Serra Talhada.

Atualizado às 14h desta terça (8)

A família do cabo Valdevino telefonou para a nossa redação para informar que a audiência desta terça-feira acabou sendo cancelada após a ausência do advogado de um dos réus que respondem o processo na Justiça. Devido essa falta, uma nova audiência foi remarcada para o dia 7 de fevereiro de 2017. Até lá, os PMs acusados retornarão ao Creed em Recife.

 

dsc_0066-1dsc_0044