Publicado às 06h46 deste sábado (12)

O Ponto de Cultura Cabras de Lampião, de Serra Talhada, foi convidado para participar do Seminário Pontos de Encontro- Cultura a Unir Povos- que acontecerá paralelamente ao IV Congresso Internacional de Cátedras Scholas, na Vila Pontifícia de Castelgandofo, entre 27 e 29 de julho, no Vaticano, Itália.

As Scholas Occurrentes são uma organização internacional criada em 2013 para fomentar a cultura do encontro pela paz por meio da arte, esporte e tecnologia. Uma representação do Ponto de Cultura Cabras de Lampião irá compor uma delegação brasileira, atendendo convite direto do Vaticano.

“O Célio Turino, criador dos Pontos de Cultura, nos fez o convite e nos sentimos honrados. De Pernambuco, só foi convidado o Cabras de Lampião, mas queremos ampliar esta participação. Iremos com uma delegação de três pessoas representar o Nordeste do Brasil e a nossa Serra Talhada”, comemorou Cleonice Maria, presidente da Fundação Cabras de Lampião.

Pontos de Cultura é uma base social capilarizada e com poder de penetração nas comunidades e territórios, em especial nos segmentos sociais mais vulneráveis. Trata-se de uma política cultural que, ao ganhar escala e articulação com programas sociais do governo e de outros ministérios, pode partir da Cultura para fazer a disputa simbólica e econômica na base da sociedade.

O conceito e a experiência prática dos Pontos de Cultura irão servir de referência para a construção de um projeto de formação cidadã liderado pelo Papa Francisco que pretende alcançar 200 milhões de jovens em 20 anos.

Compartilhe isto: