Foto: Júnior Dantas, especial para o Farol

Publicado às 10h24 desta terça-feira (26)

O Açude Cachoeira 2, que abastece Serra Talhada, conta com cerca de 4% da sua capacidade total de 21 milhões de metros cúbicos, atingindo o chamado ‘volume morto’ da barragem, o que pode colocar em risco a qualidade da água servida à população.

Em agosto, técnicos da Compesa, durante entrevista ao Farol, alertaram que tão longo o volume morto fosse atingido, o aumento do racionamento seria inevitável (relembre).

“Já estamos discutindo um novo calendário porque estamos praticamente no volume morto. Há uma orientação da direção que ao cravar os 4%, suspenda a captação de água do Cachoeira e a cidade fique sendo abastecida apenas com a água da Adutora do Pajeú”, declarou Francisco Sá, diretor opercaional da Compesa,  em conversa com a reportagem do Farol.

Veja também:   Corrida para aliança de Márcia e 'Sebá' avança com leque de nomes

Segundo o técnico, Serra talhada deve amargar um rodízio severo no abastecimento d’água, em meados de novembro. “Alguns setores da cidade podem ficar de três a quatro dias com água, por 12 a 15 dias sem o líquido. Provavelmente,  isso deva ocorrer na segunda quinzena de novembro”, relatou Sá.