Publicado às 05h51 deste domingo (24)

O governador Paulo Câmara (PSB) divulgou uma nota neste sábado (23) rebatendo o ministro da Defesa, Raul Jungmann, após afirmar que o número da violência e homicídios em Pernambuco é maior do que no Rio de Janeiro. O socialista também anunciou uma reunião com todos os governadores no dia 27 de outubro, para discutir sobre a violência e o tráfico de drogas no País.

Paulo Câmara ainda atacou o ministro do governo Michel Temer (PMDB) afirmando que o Brasil tem perdido na guerra contra o tráfico de drogas, armas e explosivos. “Precisamos parar de se comparar e pensar o Brasil por inteiro, principalmente na população mais vulnerável”, diz na nota.

A comparação do ministro ocorreu nessa sexta-feira (22), durante um programa na GloboNews. Jungmann falava sobre a autorização do Exército em fazer um cerco na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, para combater os traficantes que entram em confronto com a polícia.

Paulo Câmara chegou a comemorar no último dia 15 a redução de 7,61% no número de homicídios no Estado entre julho e agosto, passando de 447 para 413 registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Com a queda, foi o segundo mês com menor número de assassinatos, atrás apenas de junho, quando houve 380. Apesar dos números, foi o pior mês de agosto desde 2010.

Após a onda de violência que ocorreu no final de semana passado (16 e 17), durante a semana o governador Paulo Câmara foi alvo de cobranças não só da oposição, como também da sociedade. Além do principal calo do socialista, a violência deve ser a pauta central nas eleições de 2018. A promessa do governo é de reduzir os índices, que são os mais altos desde a consolidação do programa Pacto Pela Vida, até lá.

Confira a nota:

“Respeito o ministro Raul Jungmann, mas o Brasil tem perdido na guerra contra o tráfico de drogas, armas e explosivos. Nunca entrou, com tanta facilidade, droga no Brasil, essa é a opinião unânime dos governadores do Brasil. Todos nós estaremos, inclusive, reunidos em 27/10, discutindo exatamente isto. Precisamos parar de se comparar e pensar o Brasil por inteiro, principalmente na população mais vulnerável, que tem perdido muito com esta crise sem precedentes.”

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco

Do Ne 10/Blog do Jamildo