vacinaA infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo de útero. A cada ano, no Brasil, surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem. A vacina é a principal forma de prevenção, por isso é importante que toda a menina de 9 a 13 anos receba as três doses da vacina HPV. Ela é segura, de graça e está incluída no Calendário Nacional de Vacinação e já está disponível nas Unidades de Saúde do Município.

“É importante que as meninas respeitem os prazos entre uma vacina e outra para dar o resultado. A primeira dose sozinha não protege contra o vírus. A vacina garante proteção contra o câncer do colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina e terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil”, informa a Coordenadora Cibelli.

Ainda de acordo com a coordenadora, é importante que os responsáveis pelas meninas, as levem até os postos de saúde para tomarem a segunda dose. “Eu peço para que as mães, avós, responsáveis por meninas de 11 a 13 anos, não deixem de levá-las para vacinar. A primeira dose sozinha não protege contra o vírus. Por isso, é fundamental tomar a segunda dose. Vacinar contra o HPV é um gesto de amor e proteção pelas meninas do nosso país”, enfatiza.

Em Serra Talhada, a meta é vacinar 80% das meninas. “Eu não creio que as famílias vão perder esta oportunidade. É sempre bom lembrar que, apesar dos avanços na redução das mortes por câncer do colo do útero no Brasil, 14 mulheres morrem todos os dias com esse tipo de câncer no país”, reforça o prefeito Luciano Duque.