doaçãoO Hemope Serra Talhada finalizou, nesta sexta-feira (13), campanha de doação de sangue que começou no dia 27 de janeiro, em preparação para a semana carnavalesca. A reportagem do FAROL esteve no hemocentro da Capital do Xaxado e conversou com a assistente social da instituição, Rita Jussara Barros, que nos revelou a preocupação com os acidentes e com o quantitativo de sangue coletado.

“Nesse período há um grande número de acidentes e em contrapartida, as pessoas viajam, as escolas em férias e os grupos que realmente participam das campanhas de doações e são doadores filiados ficam ausentes. Então, esse número sempre tende a não bater, entre o índice de acidentes e de doadores”, analisa Rita Jussara, que assume a contribuição das rádios para a divulgação da campanha, “tivemos um aumento, pouquinho, não é ainda aquele quantitativo que desejamos, mas os doadores vieram e contribuíram. Não está bom, está razoável”.

Veja também:   Colisão entre moto e carro na BR-232 deixa uma pessoa ferida em ST

A assistente social revelou que o Hemope está em carência com todos os tipos sanguíneos, mas que conseguiram arrecadar e liberar para doação uma média de 60 bolsas de sangue de vários tipos. “Porém, os tipos que eu tenho déficit são o O-, AB-, B- e AB+, todos esses estamos com um quantitativo extremamente baixo, porque são os mais raros”, informa.

O Hemope também alerta para algumas precauções a serem tomadas durante a folia, “Sempre é bom alertar os jovens, principalmente o uso do álcool na direção porque é um grande risco, a questão dos acidentes graves, também é necessário que os jovens faça uso da camisinha, evite a Aids, as doenças e infecções sexualmente transmissíveis. É uma preocupação que os jovens têm que ter”.