Fotos Farol/Max Rodrigues

Publicado às 03h50 desta sexta-feira (23)

Em tempos de forte apego ao mundo digital, um casal serra-talhadense que festeja 56 anos de amor construídos sem qualquer influência das novas tecnologias garante que esse pode ser o segredo do sucesso para muitos apaixonados atualmente.

A lógica de dona Espedita Batista de Lima, 75  anos, e de seu esposo, João Domingos de Lima, 78 anos, moradores do bairro Alto da Conceição, é simples: os casais de hoje devem parar de dar mais atenção aos seus celulares e investir no diálogo.

“A convivência de hoje em dia está complicada, as pessoas hoje em dia se separam por nada. O respeito é muito pouco. Se realmente querem casar, precisam conversar mais entre si e largar esses celulares. Hoje em dia os celulares estão atrapalhando muito a vida íntima das pessoas e o diálogo está muito pouco”, analisam.

Veja também:   Idoso é arremessado em capotamento na PE-365

O PRIMEIRO OLHAR

Dona Espedita e João Domingos começaram a se gostar em um tempo em que  era impossível paquerar virtualmente. Então, tudo começou com uma bela troca de olhares em meados de 1962, quando ela tinha 19 anos e ele, 22.

O sol escorregava maneiro por entre as nuvens de um final de tarde no povoado de Conceição de Cima, na zona rural de Serra Talhada, quando Dona Espedita avistou João Domingos enquanto preparava o barro para construir uma casa de taipa no local.

Pertinho dali, feito um cobertor quente aquecendo os ouvidos, um trio de forró pé de serra começava a tocar numa casa. A noite chegou e a festa deu de conta dos dois, transformando-os em um só até hoje. O resultado desse encontro? Nove netos e quatro filhos.

Veja também:   Programa Mães de PE assegura R$ 300

AMOR QUE SUPERA A DOR

Já casados, em 1962, a difícil labuta de agricultor no distrito de Caiçarinha da Penha e ainda por cima os frequentes períodos de estiagem levaram João Domingos e dona Espedita a se fortalecerem ainda mais buscando apoio um no outro. Espedita chegou a trabalhar lavando roupas por encomenda para ajudar no orçamento da casa.

Assim, com o passar o tempo, mesmo em meio a um jardim de dificuldades, o casal soube cultivar bons sentimentos entre si, não arredaram o pé da luta, e fizeram brotar felicidade naquele vergel. O amor entre os dois parecia ser a única estratégia ou arma para sufocar a dor da sobrevivência.

FAMÍLIA ORGULHOSA 

Em conversa com o FAROL, filhos e netos do casal se dizem orgulhosos do exemplo de amor, paciência e cumplicidade de Dona Espedita e João Domingos. Afinal, 56 anos não são 56 dias. Todos eles, juntos, festejaram essa façanha no último dia 17 de março.

Veja também:   ST dos anos 50 com 'pés' no passado e no futuro

“Para mim é uma honra ver meus pais casados onde vivem juntos até hoje esse tempo todo, pois sabemos bem o mundo em que vivemos, onde a noção de convívio entre casal está difícil”, comentou o Tiago Ranielli Freire, um dos filhos do casal aniversariante.

O FAROL parabeniza dona Espedita e seu João Domingos pelos 56 anos de cumplicidade e pelo o exemplo de dedicação ao outro.

Filhos e netos de dona Espedita e João Domingos: herdeiros de um exemplo de amor