Policiais Federais estiveram na manhã desta terça-feira (12) na sede do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) no Centro de Serra Talhada, para cumprir mandado de busca e apreensão de documentos. 

A operação conjunta com a Controladoria Geral da União (CGU) acontece dois meses após as denúncias protocoladas pelo ex-secretário de Agricultura Adauto Mourato e vereadores da oposição, apontando possíveis irregularidades no programa de alimentos coordenado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A operação da PF chamou a atenção dos moradores da rua Cirilo Xavier, no Centro da cidade,  principalmente no exato momento em que os policiais saiam com malotes do CMDRS. Ao mesmo tempo que a polícia agia em Serra Talhada, uma outra ação se concentrava na sede da Conab, em Recife, vasculhando documentos relativos aos anos 2009, 2010 e 2011. Há suspeitas de que o superintendente da Conab, Valdomiro Sampaio, tenha desviado recursos do Governo Federal.

Paralelamente, a Polícia Federal está ouvindo agricultores, além de presidentes de associações e cooperativas de produtores rurais em Serra Talhada. O objetivo da ação é colher a maior quantidade possível de elementos probatórios em um único dia, evitando manipulação de documentos ou de testemunhos.

Leia Mais:

Adauto Mourato afirma que gerente da Conab acoberta negociações

Luciano Duque envia nota à imprensa para esclarecer denúncias

Vice-prefeito contesta matéria da Folha e garante que não houve fraude