ufrpe-uast (3)

Foto Reprodução / Site da Uast

O imbróglio sobre a emancipação da UFRPE/Uast está longe de ter fim. Em entrevista ao Programa Farol de Notícias, no último sábado (15), o deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB) dividiu a responsabilidade da PL 5173/2016 de sua autoria propondo a criação da Universidade Federal do Sertão com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidade da cidade (relembre). Em conversa com o FAROL, as representantes das instituições comentaram a polêmica. Segundo o presidente da CDL, Reginaldo Souza, a emancipação é do interesse do comércio para consolidar a cidade como polo educacional.

“Eu vejo esse debate construtivo, não há nenhum mal da universidade em Serra Talhada se emancipar, é uma necessidade. Se a gente quiser se consolidar como polo educacional e polo de ensino superior tem que haver emancipação. Se há oportunidade de ser uma universidade e não querer, querer ser uma instituição que depende de uma universidade que está há 400 km de distância, não consigo compreender. Se fosse de interesse da reitoria, tinha que começar pela instituição. Mas não era do interesse, é do interesse do comércio, pela OAB, pela Câmara de Vereadores e várias instituições”, declarou Souza.

O presidente da OAB, Estefferson Nogueira também explicou que outras demandas foram solicitadas ao deputado Kaio Maniçoba, o aeroporto e a criação de uma zona franca na região. “Participamos de várias reuniões a convite da CDL e do Sindcom, onde essas respeitáveis instituições encabeçam várias pautas, tais como o Aeroporto Regional de Serra Talhada, Zona Franca do Semiárido, bem como sobre a criação da Universidade do Sertão, cuja participação da OAB-ST se dá no interesse social e econômico que essas matérias possuem, todavia sempre respeitada a participação da sociedade civil organizada e dos interessados em aprimorar e fortalecer essas propostas, uma vez que o diálogo e a troca de ideias/experiências sempre será importante em qualquer processo construtivo”, ratificou Estefferson.