Da Folha de PE

Chico Buarque prova que se renova aos 73 anos, lançando o disco “Caravanas”, o primeiro depois de um vazio criativo de seis anos. O trabalho é o 23º solo do artista, chega às plataformas digitais no dia 25 e mostramos um resumo das nove faixas.

O cantor e compositor, que criou uma conta na rede social Instagram pela primeira vez, e teve milhares de curtidas ao usar recursos como os memes, brincando com sua própria imagem. No CD, ele prova que continua atual nas letras e melodias.

Faixa a faixa:

1. Tua cantiga (Cristóvão Bastos/Chico Buarque)

A canção de amor, de melodia suave, foi a primeira do novo trabalho a ser lançada pelo artista, no final de julho. Teve a letra criticada e Chico comentou a polêmica, através de sua página oficial na rede social Facebook: “Será que é machismo um homem largar a família para ficar com a amante? – Pelo contrário. Machismo é ficar com a família e a amante. Diálogo entreouvido na fila de um supermercado.”

2. “Blues pra Bia” (Chico Buarque)
O cantor se mostra atual ao falar de um amor não correspondido, já que o objeto de seu desejo é uma mulher que é homossexual. A letra traz versos como: (“Talvez ela dê risada/Talvez fique encabulada/Talvez queira me avisar/Que no coração de Bia/Meninos não têm lugar”).

3. “A moça do sonho” (Edu Lobo/ Chico Buarque)
Completa o que seria a “trilogia de amor” do disco. O artista responsável por dar voz a outras paixões que não se tornarão realidade, fala novamente sobre um amor impossível de se concretizar. Destaque para a singeleza dos arranjos, numa música criada apenas para violão e violoncelo. É uma das não inéditas, sendo criada para o musical de teatro “Cambaio”, de 2001, dirigido pelo pernambucano João Falcão.

4. “Jogo de bola” (Chico Buarque)
Um samba sincopado, que traz alegria a Caravanas. O tema é bem caro a Chico Buarque, que trata do futebol amador.

5. “Massarandupió” (Chico Brown/ Chico Buarque)
Parceria inédita com o neto, Chico Brown, 21 anos, filho da filha de Chico, Helena, com o baiano Carlinhos Brown. Uma lembrança das férias que o neto passava na praia do litoral da Bahia.

6. “Dueto” (Chico Buarque)
Ele canta com a neta Clara, 18 anos, também filha de Helena e Carlinhos Brown. É uma das duas únicas não inéditas do disco. Chico já gravara com Clara para o documentário Chico – um artista brasileiro, de 2015, mas a cena ficou fora da edição final do filme. E também fez versões famosas ao dividir os vocais com Nara Leão e Zizi Possi.

7. “Casualmente” (Jorge Helder/ Chico Buarque)
Bolero clássico, a princípio criada para um disco da cubana Omara Portuondo que seria lançado no Brasil, mas o projeto não foi adiante.

8. “Desaforos” (Chico Buarque)
Samba-canção, fala sobre a ira de uma mulher em relação a um home que, irônico, se classifica como um vagabundo. O primeiro verso seria uma referência ao clássico “Alguém me disse”, de Jair Amorim e Evaldo Gouveia (“Alguém me disse/ Que tu não me queres”).

9. “As caravanas” (Chico Buarque)
Canção épica para a palavra de origem árabe que define pessoas que se unem em grupo para viajar. Diz a letra: “O sol que embaça os olhos e a razão/ Não há gente tão insana, nem caravana, nem caravana”.