Fotos: Farol de Notícias/Max Rodrigues

Publicado às 05h19 deste domingo (22)

No início da noite desse sábado (21) a Câmara de Vereadores de Serra Talhada realizou a primeira Sessão Itinerante. Com um formato diferente dos encontros ordinários da Casa, a sessão primou por repassar informações e serviços disponíveis na comunidade. Dos 17 vereadores, apenas sete compareceram.

Rosimério de Cuca, Ronaldo de Dja, Pinheiro do São Miguel, Agenor de Melo, Gilson Pereira, Manoel Enfermeiro e o presidente Nailson Gomes estiveram presentes.

A tribuna também foi composta por membros do governo Duque, como o secretário Faeca Melo e a secretária-executiva da Mulher, Mônica Cabral. Além do deputado federal licenciado e secretário de Habitação, Kaio Maniçoba.

A VOZ DO POVO

Antes dos pronunciamentos dos vereadores, o presidente Nailson Gomes liberou o microfone para que a  população pudesse expor os problemas e demandas.

A plenária itinerante estava tomada de homens, mulheres e crianças de todas as idades, famílias inteiras que se reuniram na Academia da Saúde Manoel Santos. Na tribuna, o morador Pedro Paulino, que vive na comunidade há 22 anos, falou sobre o sentimento da população em relação aos problemas e pediu a instalação de um posto policial no Mutirão

Veja também:   Homem sofre tentativa de homicídio em Floresta

O morador Antônio Nicolau, que mora e conhece a comunidade desde a sua fundação, solicitou aos vereadores uma solução para os atrasos no projeto de urbanização do Mutirão. Segundo ele, a falta de saneamento básico e calçamentos causam transtornos diários ao bairro.

Assim como a liderança comunitária Regina Gualberto pediu ao deputado Kaio Maniçoba que enviasse o pedido de celeridade a obra do bairro ao governador Paulo Câmara.

“Esse apelo que eu estou fazendo ao deputado Kaio Maniçoba para interceder junto ao governador Paulo Câmara para que seja concluída essa obra do bairro Mutirão. Aqui tiveram muitos padrinhos, mas fazem uma rua e depois vão embora. Gostaria de pedir ao senhor que pedisse ao governador para ver a situação das ruas e do saneamento básico. Eu espero também que essa não seja só uma noite de promessas, mas de realizações”, afirmou.

Veja também:   A saga de Francisco, um catador de sonhos recicláveis no Sertão de Pernambuco

O CONTRAPONTO

Logo, todos os vereadores utilizaram suas falas para reforçar o pedido ao secretário. Kaio Maniçoba respondeu as cobranças anunciando o reinício da obra e propondo a criação de um canal direto com a comunidade para monitorar a urbanização.

“Nós vamos buscar junto de vocês a solução para começar e terminar essa obra. Na semana passada quando soube me sensibilizei a vir participar e ouvir a população do Mutirão. Eu também acionei a empresa que realiza essa obra a SA Construções, e o Álvaro viria até aqui para que vocês pudessem conhecê-lo. A obra está parada porque não tinha recurso e eu fui até o governador que liberou os recursos. E nós montamos um cronograma para a realização da obra. Terça-feira agora a oito (dia 31 de outubro) ele (o empreiteiro) vai receber um pagamento, vai começar a obra e vem aqui no bairro”, declarou o deputado, arrematando:

Veja também:   Sport tem tabu de 37 anos sem vencer o Sampaio Corrêa

“E eu queria pedir aos vereadores que acompanhem o Álvaro junto com os moradores e cobrem dele a agenda e ele diga que dia vai terminar essa obra. Eu também gostaria sugerir que a gente crie um grupo do Whatsapp, Regina, para que a gente fique monitorando. Eu não vim para prometer, porque de promessas vocês já estão cheios. Eu já estou pagando os atrasados e me parece que é de R$ 200 mil a parcela que ele está recebendo. E a nossa esperança é que possamos entregar a quem merece e quem é de direito. Enquanto eu não entregar essa obra eu não vou ter sossego”.