fogosO Dia da Independência, o maior feriado cívico dos Estados Unidos, é celebrado hoje (4) pelos norte-americanos com programação cultural e esportiva em quase todas as cidades do país. No entanto, em algumas cidades a festa ocorre com um misto de alegria e apreensão, além de reforço do policiamento em razão dos recentes atentados terroristas ocorridos em Daca (Bangladesh), Istambul (Turquia) e Bagdá (Iraque).

Nos últimos sete anos, o presidente Obama e sua família comemoram o Dia da Independência com os membros das Forças Armadas, veteranos de guerra e suas famílias.

Nova York manterá sua programação do Dia da Independência com fogos de artifício, churrascos, praias, piqueniques e eventos para crianças. Um concurso que distribuirá prêmios para quem comer mais cachorros-quentes já é uma das principais atrações da cidade. Mas este ano há, em todas as ruas, reforço policial para prevenir ataques terroristas, o que provoca uma certa tensão nos moradores.

Em Santa Mônica, no estado da Califórnia, os americanos comemoram o Dia da Independência com churrascos, desfiles, reunião de família, limonada e muita cerveja. No feriado prolongado, Santa Mônica recebeu centenas de turistas das cidades vizinhas e de outros estados que assistiram ontem (3) à noite um show de fogos de artifício. Os turistas aproveitam o feriado para usufruir dos parques e das praias da cidade.

Leia mais no Ne10