Do G1

“Concurso das La Ursas” será realizado no domingo (11) em São Caetano, no Agreste de Pernambuco. A concentração será às 18h, na Rua 15 de Novembro, e cada grupo sairá em desfile até a Estação Ferroviária, no bairro Cabugá, onde haverá as apresentações.

Os grupos que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão um prêmio em dinheiro. Segundo a assessoria da prefeitura, o objetivo do evento é fortalecer a tradição e a cultura carnavalesca do município.

ORIGEM

Há 50 anos São Caetano vivencia a tradição da La Ursa. No início, os “ursos” usavam roupas confeccionadas com samambaias (erva de passarinho), e saíam pelas ruas pedindo frutas, cereais e dinheiro. Sempre organizados por famílias tradicionais, os personagens cantavam e dançavam em pequenos grupos, com objetos diversos que emitiam sons.

Com o passar do tempo, as La Ursas passaram a pedir somente dinheiro, o que caracterizava os personagens através da música “A La Ursa quer dinheiro. Quem não der é pirangueiro”. E a partir da tradição, surgiu o concurso das La Ursas no município.