conego

Reportagem: Paulo César Gomes- Fotos: Farol de Noícias/ Alejandro Garcia/ Arquivo

A violência tem deixado marcas profundas na alma dos serra-talhadenses. Feridas que teimam em não cicatrizar. No entanto, apesar do lado negativo, é preciso que algumas histórias sejam resgatadas, não pela lembrança triste, mas pelo legado de amizade e de carinho que algumas pessoas deixaram. Partindo deste princípio, estivemos ao lado do nosso companheiro de pesquisa, Alejandro Garcia – repórter fotográfico do FAROL -, visitando o tradicionalíssimo Colégio Municipal Cônego Tôrres, para conhecermos um pouco da sua estrutura física e sabermos alguns detalhes de duas tragédias que ocorreram no educandário.

A ORIGEM DO COLÉGIO DO ‘AÇUDE’

Quem nos guiou nesse trabalho foi o nobre Professor Zé Luiz, que conhece como ninguém as histórias que envolvem o colégio. Zé Luiz, que também foi aluno do Cônego Tôrres, nos conta que durante os anos 50 e 60, o CMCT era conhecido como “o colégio do açude”, já que de frente para ele existia um açude. “Quem morava no centro da cidade tinha que passar pela parede do açude para poder assistir aula. A parede ficava a onde hoje esta localizada a Câmara de Vereadores”, relata Zé Luiz.

O professor fez parte de uma geração que vivenciou o ápice do Cônego Torres como centro de ensino, tornando-se uma referência em educação para todo o interior de Pernambuco. “Muitos médicos, advogados, engenheiros, antes de se formarem na faculdade, passaram primeiro pelas carteiras do Cônego Tôrres”, destaca Zé Luiz.

DUAS TRAGÉDIAS QUE ABALARAM A CIDADE

conego 4Nesta sala, tombou o jovem Antônio Carlos Rocha

conego 5 Em 1975, assassino colocou uma escada e atirou pela janela da escola

O colégio, que foi construíndo em 1954, no governo do então prefeito Moacir Godoy, guarda em suas dependências muitas histórias felizes, de sucesso e de superação. Apesar disso, duas tragédias marcaram a vida de professores, alunos, funcionários e da população em geral.

A primeira ocorreu em 1975, quando de forma abrupta a vida do jovem Antônio Carlos da Rocha, o Carlinhos, foi ceifada. Carlinhos era ator e fazia parte do lendário GTAST (Grupo de Teatro Amador de Serra Talhada). Ele era um rapaz pacato e muito querido por todos. Mas, apesar de toda a simpatia, Carlinhos acabou sendo assassinado enquanto assistia a uma aula. O tiro – que até o hoje não se sabe de quem partiu e o verdadeiro motivo da ação criminosa – foi dado de uma janela do colégio.

Segundo a reportagem do Globo Repórter, da TV Globo, exibido em 18 de outubro de 1977, as hipóteses para o crime teriam sido a inveja, já que ele havia passado em concurso para os Correios, ou por ciúme de uma moça que ele estaria namorando.

Em 1990, as estruturas do gigante estabelecimento educacional voltaram a estremecer quando o funcionário José Nogueira dos Santos, carinhosamente chamado de “Pai Herói”, perdeu a vida no saguão de entrada do Colégio. O fato gerou uma grande comoção na cidade e fez com que todas as escolas aumentassem os muros, e as normas de segurança se tornaram mais rígidas.

conego 3A porta ainda guarda marcas das balas que mataram ‘Pai Herói’

conego 6

UM COLÉGIO PROJETADO PARA O FUTURO

conego 2

Os construtores do Colégio Municipal Cônego Tôrres eram visionários, já que todo o projeto arquitetônico do prédio tem traços de grandiosidade, o que deixa no ar uma indescritível sensação de bem estar. Salas amplas, auditório, cozinha, pátio espaçoso, biblioteca, enfim, uma estrutura privilegiada para um estabelecimento de ensino público.

Nesses últimos 60 anos, o CMCT passou por transformações drásticas, a principal delas ocorreu com o fim dos cursos de técnicos de contabilidade e magistério, o que levou a escola a ficar no ostracismo.  No entanto, nos últimos anos o Cônego Torres voltou a ocupar o seu lugar de protagonista na educação municipal, quando passou a funcionar em tempo integral.

Há que se destacar também a história de sucesso da espetacular banda marcial do colégio, que anualmente abrilhanta os desfiles cívicos do município, sempre com muita elegância e musicalidade.

Um forte abraço até o próximo domingo!