O colégio municipal Cônego Torres promove, nesta segunda (19) e terça-feira (20), o II Encontro de Saberes Culturais Afro-brasileiros – Dos Grilhões à liberdade. O evento faz parte do ciclo de homenagens e debates que ocorrem em todo o país por conta do Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20, e objetiva desmitificar a religiosidade afro e esclarecer a importância do negro na sociedade contemporânea.

Uma série de atividades deverão acontecer no colégio, nestes dois dias. Entre elas, palestras com o professor doutor em Literatura e Cultura pela UFPB e professor no curso de Letras da Uast/UFRPE, Sávio Fonseca de Freitas. Ele fala sobre o tema Mitologia Africana: os Orixás do Panteão Yorubá. O segundo palestrante será Luíz Edmilson do Nascimento, bacharel em Direito pela Urca-CE, que palestra sobre a Trajetória do Negro até a sociedade contemporânea.

Além disso, encontro terá exibições de filmes, documentários, recital de poemas, apresentações de danças e shows. A entrada é gratuita. O evento será aberto às 14 horas. Os stands a partir das 17 horas. “Queremos mostrar, através de apresentações culturais a valorização do negro, como também o reconhecimento de uma sociedade mais justa, sem preconceito, com um educação comprometida com a qualidade”, ressalta a professora idealizadora do encontro, Auda Souza.