estudantePor Adriano Pádua

O primeiro lugar no vestibular de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – nas vagas para alunos de escola pública independente da renda – foi conquistado pela estudante Andreza Alves de 20 anos. Ela é da cidade de Mirandiba, no sertão central, mas mora e estuda, há três anos, em Recife onde recebe assistência da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP). Andreza alcançou 720 de nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), garantindo a excelente colocação.

A estudante também se destacou pela nota na redação do Enem, alcançando a pontuação de 920, índice considerado um dos melhores do país, já que somente 250 de mais de 6 milhões de alunos tiraram 1000 na redação. “Sei que o curso é bom e foi uma colocação muito importante” comemora Andreza que sempre se dedicou aos estudos com o objetivo de passar em Medicina ou Odontologia.

A estudante não só superou o desafio da concorrência, mas também o fator emocional que contou muito nos dias das provas do Enem. Criada pelos avós, ela tinha perdido o avô, que morreu de infarto, uma semana antes do Exame Nacional. No domingo, segundo dia de provas, ela participou pela manhã da missa de sétimo dia do ente querido e depois foi fazer a prova. “Não sei como fiz a prova porque ainda estava muito abalada” contou.

Sócia há três anos da Casa do Estudante de Pernambuco, em Recife, Andreza fez o ensino médio numa escola pública de Serra Talhada, cidade que fica a menos de uma hora de Mirandiba. Aos 20 anos, ela frequentou alguns dos melhores cursinhos de pré-vestibular do Recife, graças às bolsas que conseguiu e aos descontos por ser sócia da Casa.